Connect with us

Cuiabá

Gestor de Desenvolvimento Sustentável de Cuiabá busca parcerias internacionais para fortalecer o futuro da cidade

Publicado

em

Representando o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o Gestor de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura, Alex Vieira de Deus, esteve em Brasília na última semana para uma intensa agenda de Relações Internacionais, visando garantir um futuro mais sustentável para a comunidade e buscar parcerias que fortaleçam o desenvolvimento da cidade.

A primeira reunião de destaque ocorreu com o secretário de Relações Internacionais do Governo Federal, Paco Britto. Durante o encontro, Alex abordou o Planejamento Estratégico para ampliar as exportações do estado de Mato Grosso, com a participação ativa da Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Distrito Federal. “Essa reunião foi muito importante, pois o secretário trouxe a possibilidade da criação de um projeto integrado entre o governo do Distrito Federal e a cidade de Cuiabá, representando o estado de Mato Grosso. A Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal é estratégica, uma vez que está localizada em uma cidade-estado, que abriga uma grande quantidade de embaixadas e tem uma participação internacional muito forte. Essa proximidade entre o governo do Distrito Federal e a cidade de Cuiabá, só vem a contribuir para o desenvolvimento econômico do nosso estado e também valoriza a importância da cidade de Cuiabá como capital de um dos estados mais ricos do Brasil”, comentou.

Além disso, no âmbito do painel “Relações Internacionais e Desenvolvimento Urbano”, do Programa “Circuito Urbano 2023 da ONU HABITAT”, o gestor apresentou os projetos em execução relacionados ao Saneamento Básico, como: Água, Esgoto e Resíduos Sólidos em Cuiabá. “Ano passado sediamos um painel aqui na capital, com a presença do presidente da pastoral do imigrante e de personalidades relacionadas à questão da inclusão social. E esse ano fomos convidados a participar representando o Fórum Nacional de Relações Internacionais para os municípios, que é representado pela secretária de Relações Internacionais da cidade de São Paulo, Marta Suplicy, e aqui na região Centro-Oeste é representada pelo secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal. Participamos desse painel, que relaciona o planejamento urbano e a questão de relações internacionais. Essa interrelação é muito forte aqui, tendo em vista que a cidade de Cuiabá é signatária do pacto global da ONU, do pacto global dos prefeitos pelo Clima Energia. Então todas as nossas ações estão muito integradas com a preocupação da ONU em desenvolver os municípios, de trazer o desenvolvimento sustentável partindo do local para o global. Ao apresentarmos os programas de saneamento básico, resíduo sólido na reunião que tivemos com o secretário Paco Brito, demonstramos que a cidade de Cuiabá está muito bem integrada e alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU”, revelou.

Alex, que também integra o “Conselho Nacional de Turismo” como conselheiro, participou do dispositivo de honra no lançamento da Frente Parlamentar Mista de Defesa da Hotelaria, que aconteceu no Senado federal, com a presença do Ministro do Turismo Celso Sabino, do presidente da frente parlamentar, deputado federal Gilson Daniel, do Deputado Marx Beltrão vice-presidente, e do presidente da associação dos hotéis, Manoel Linhares.

Outro compromisso importante na agenda de Alex foi uma reunião no Ministério das Relações Exteriores, com o ministro da pasta, embaixador Mauro Vieira, e o ministro do Turismo, Celso Sabino. Durante o encontro, discutiram a viabilização da documentação para novos voos internacionais, a concessão de benefícios diplomáticos para agentes da Organização Mundial do Turismo – OMT e medidas para facilitar a prorrogação da permanência de turistas que visitam o Brasil em viagens longas.

A última reunião do gestor em Brasília foi com o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o secretário Nacional do Turismo, Nilton Zuanazzi, para tratar sobre o Salão de Turismo 2023, que acontecerá em Brasília de 15 a 17 de dezembro de 2023. Durante a reunião, o projeto do evento foi apresentado, e estratégias foram discutidas para garantir o seu sucesso.

“Desde o início de nosso mandato, temos priorizado a manutenção de boas relações internacionais, visando estabelecer parcerias que possam contribuir para que Cuiabá continue trilhando o caminho do progresso. A determinação que demos à nossa equipe desde o princípio foi clara: elaborar meios para que Cuiabá se comprometesse em nunca deixar de ser uma cidade socialmente justa, ambientalmente responsável e economicamente viável. Esses três pilares são fundamentais para o nosso sucesso como comunidade, e estamos empenhados em assegurar que nossa cidade prospere de forma equilibrada”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora