Connect with us

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro recebe defensores públicos e reforça o compromisso em ações destinadas à população em situação de rua

Publicado

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu na tarde de segunda-feira, 9, representantes da Defensoria Pública da União e Defensoria Pública Estadual (DPE-MT) com o objetivo de reforçar estratégias de efetivação dos direitos da população em situação de rua. O defensor público Federal (DPU), Renan Vinícius Sotto Mayor de Oliveira, também compareceu à reunião, juntamente com a assessora jurídica da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPE-MT), Loyuá Ribeiro Fernandes Moreira da Costa.

Em Cuiabá, a gestão atende a população em situação de rua, em dois Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Centro e unidade Norte), conta com ainda com o Centro Pop, que oferta atendimento transversal, nas mais diferentes áreas de atuação, incluindo o encaminhamento ao mercado de trabalho. A capacidade de atendimento é de 80 (oitenta) pessoas/dia, no sistema ‘porta aberta’. A unidade é responsável por realizar os encaminhamentos das pessoas às unidades de acolhimento do Município. A capital ainda mantém convênios com restaurantes, por meio do programa Prato Cheio, que garante o acesso a uma alimentação equilibrada, de qualidade, quantidade suficiente e nutricionalmente adequada àquelas pessoas consideradas em situação de insegurança alimentar e com preços populares, além do Restaurante Popular que está em fase de finalização de obras.

Dentre os temas, o acesso à saúde mental, à moradia, a banheiros públicos e à disponibilidade de bebedouros. Os temas pontuados se baseiam em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Demandas relacionadas ao aluguel social e ao acesso à moradia também foram debatidos.

A defensora pública estadual, Rosana Esteves Monteiro Sotto Mayor, citou que o problema não é apenas de uma secretaria, mas que todas devem estar engajadas no propósito. “Os gestores precisam decidir; costuma-se entregar para a Assistência Social, mas as outras Secretarias têm que se enxergar como parte da solução. Ela exemplificou o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas e programas culturais como forma de dar a essa população oportunidade de pensarem em outras alternativas. No caso, além da Assistência Social, Educação e Cultura trabalhando iniciativas em prol de um objetivo comum.

O prefeito acolheu as ideias e disse que está aberto a contribuições da equipe, que ideias serão bem-vindas para promover futuras iniciativas. Na oportunidade, falou do projeto Siminina de inclusão social idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, cujo resultado pode ser visto no belíssimo espetáculo que foi apresentado no último domingo, 8 de outubro, em Cuiabá, onde mais de 400 meninas demonstraram o aprendizado e que tem transformado a vida das respectivas famílias, que passam a sonhar com novas perspectivas. E que procura, em sua gestão, deixar um legado de inclusão social.

Em relação ao banheiro público, disse que houve essa tentativa sendo construído de alvenaria, mas a iniciativa mostrou-se infrutífera. Ponderou discutir melhor a temática.

“Vamos avançar e pensar nessas possibilidades de agregar melhorias para a população em situação de rua. É dando dignidade que nossa gestão estará contribuindo para mudanças de vida”, frisou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A receptividade deixou os visitantes otimistas e satisfeitos no primeiro encontro. Isso porque já esperam os próximos com vistas a fortalecer as políticas públicas na luta pela dignidade das pessoas em situação de rua.

“A expectativa é muito positiva, como chefe do executivo o prefeito tem autoridade para gerenciar as políticas públicas e viemos trazer a pauta da população em situação de rua, no que diz respeito ao acesso não só ao tratamento a saúde mental, mas outras políticas como o acesso à água, ao banheiro, à moradia. Agradecemos a acolhida da Prefeitura na pessoa do prefeito, que se preocupa com a causa”, declarou a defensora Rosana.

Loyuá e a defensora Rosana integram o Grupo de Atuação Estratégica em Direitos Coletivos para População em Situação de Rua – GAEDIC Pop Rua da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso – DPE-MT.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

PGM divulga resultado da inscrição definitiva e convoca para prova oral no concurso de procurador substituto de Cuiabá

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), publicou o resultado da inscrição definitiva e a convocação para a prova oral do concurso público destinado ao preenchimento de vagas e à formação de cadastro de reserva para o cargo de procurador substituto. A divulgação foi realizada na edição nº 997 da Gazeta Municipal, nesta sexta-feira (22).

O documento apresenta a relação de aprovados e convocados, organizados por número de inscrição e nome, em ordem alfabética.

A prova oral, aplicada pelo Cebraspe, está marcada para o dia 1º de dezembro de 2024. Os candidatos devem seguir todas as instruções do Edital nº 1 – PGM Cuiabá, de 18 de abril de 2024, e acessar obrigatoriamente o site www.cebraspe.org.br/concursos/pgm_cuiaba_24_procurador a partir do dia 25 de novembro de 2024, para consultar o horário de início e o local de realização da prova, por meio de consulta individual, utilizando os dados solicitados.

No dia da prova oral, o candidato deve apresentar documento de identidade original, conforme especificado no edital de abertura. A ausência do documento resultará na exclusão do concurso. Além disso, é obrigatório o uso de traje formal: terno para os homens e traje social discreto para as mulheres.

As justificativas da banca examinadora para o deferimento ou indeferimento dos recursos contra o resultado provisório da inscrição definitiva estarão disponíveis a partir de 29 de novembro de 2024, no mesmo endereço eletrônico.

O resultado provisório da prova oral será publicado no Diário Oficial do Município de Cuiabá e divulgado na internet no site do Cebraspe na data provável de 13 de dezembro de 2024.

Conforme o edital nº 1/PGM, de 18 de abril de 2024, o concurso oferece seis vagas: quatro para ampla concorrência, uma para candidatos com deficiência e uma para negros e indígenas. A remuneração prevista é de R$ 17.516,64, acrescida de benefícios previstos no Fundo de Enriquecimento e Sustentação da Procuradoria (FUNESP), conforme o art. 5º da Lei Complementar nº 509/2022.

Para concorrer, os candidatos devem ter graduação em Direito, inscrição ativa na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e comprovar três anos de atividade jurídica, conforme estabelecido no art. 35, parágrafo único, VI, da Lei Complementar Municipal nº 208/2010 e no Decreto Regulamentador nº 5.700/2015.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora