Connect with us

Sorriso

Secretaria de Fazenda orienta fornecedores sobre retenção do IR

Publicado

em

Dúvidas podem ser sanadas pelo Zap da Tributação

É fornecedor da Prefeitura de Sorriso? Fique atento: a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) informa que, de acordo com a instrução normativa da Receita Federal 1234/2012, cabe ao Município a retenção do imposto de renda sobre as contratações de bens e prestação de serviços. De acordo com a tabela, será aplicada a alíquota correspondente à natureza do bem fornecido ou do serviço prestado.

Com o novo procedimento, é necessário que as empresas destaquem obrigatoriamente a retenção do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) nos documentos fiscais emitidos para o Município e observem o enquadramento legal de incidência. Se isso não for feito, nota fiscal pode ser devolvida para anulação e correção, conforme decreto municipal nº 946/2023.

Lembre-se: empresas optantes pelo Simples Nacional e as pessoas jurídicas amparadas por isenção, imunidade, não incidência ou alíquota zero de imposto de renda estão dispensadas da retenção do IRRF. Nesses casos, a condição deverá ser informada no documento fiscal, com o devido enquadramento legal.

Tem alguma dúvida? Só chamar o zap da Tributação, pelo (66) 3545-4707.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

“Cenas curtas” mergulha no absurdo e na criatividade teatral em Sorriso

Publicado

em

Por

Com direção de Maurício Ricardo, espetáculo encerra oficina de teatro e desafia limites com humor, reflexão e inovação.

Na última quinta-feira (21), às 19h, na Câmara Municipal de Sorriso, alunos da oficina de teatro Delfos, conduzida pelo ator e diretor Maurício Ricardo de Moraes, encerraram um ciclo de três meses de muito aprendizado e diversão com a apresentação da Peça “Cenas Curtas” de teatro. O espetáculo conduziu o público por cenas absurdas de humor, com revelações e situações polêmicas, como um velório surreal, uma loja de “tecidos finos banhados a ouro” e uma crítica a uma multinacional com sua “gente elegante”. A peça terminou com uma versão criativa e inusitada da história do Menino Jesus.

Para Maurício Ricardo de Moraes, idealizador do projeto, “Cenas Curtas” tinha como objetivo transmitir uma mensagem de paz, respeito e consciência por meio do trabalho de artistas iniciantes e amadores. Ele destacou que o principal intuito do processo criativo foi proporcionar diversão aos participantes e ajudá-los a superar seus limites. “A idade adulta nos enrijece, e o teatro tem esse poder de nos fazer refletir sobre isso”, afirmou.

Rafaela Giovelli Ferraz, professora e recreadora, compartilhou sua experiência enriquecedora com a oficina: “Participar foi uma experiência incrível. O teatro nos tira da zona de conforto, estimula nossa criatividade, expressão e conexão com os outros. O curso foi também sobre autoconhecimento e coragem.”

Jefferson Reber Scholz, professor de capoeira, também se mostrou satisfeito com o processo: “Me redescobri e me reinventei. Foi uma experiência apaixonante que me fez concluir todo o processo com alegria.”

Sua colega, Loiane Santin Teixeira Tiburski, destacou a paixão e o profissionalismo de Maurício, afirmando que isso foi essencial para manter o grupo motivado e entusiasmado: “Quando fazemos algo com paixão, entusiasmamos aos outros, e foi isso que o professor fez conosco.”

Ana Caroline de Moura Moreira, acadêmica de Biomedicina e com sete anos de experiência em teatro, se sentiu desafiada a experimentar algo novo e inovador. “Ela contou que, sob a orientação de Maurício, foi estimulada a sair de sua zona de conforto e buscar o inimaginável”.

A coordenadora do Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser (CHC), Maria Amélia de Souza Rossi, ressaltou a importância de abrigar atividades culturais no museu. Ela revelou que “a ideia de realizar a oficina surgiu de uma conversa informal com Maurício, e o sucesso do projeto reforçou sua crença de que o museu deve ser um espaço para a convivência de múltiplas atividades culturais”.

O projeto, com uma carga horária de trinta horas, abordou técnicas corporais, vocais e mentais, além de envolver os participantes na experiência de montagem de um espetáculo. Foi realizado pelo grupo Teatro Repositório, com sede em Sorriso, pelo Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser, e contou com o apoio do Camarim Municipal de Sorriso, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude, e da Câmara Municipal.

Diretor e ator: MAURÍCIO RICARDO DE MORAES

Elenco: MARIA AMÉLIA DE SOUZA ROSSI, INDIÉLI PROBST DE JESUS, JOÃO VICTOR ELOIR WALCHAK, JEFFERSON REBER SCHOLZ, CAROLINA DA FONSECA LASCO, ANDERLISSE REGINA GIOVELLI, ROSANGELA DE OLIVEIRA VIEIRA, LOIANE SANTIN TEIXEIRA TIBURSKI, RAFAELA GIOVELLI FERRAZ, DIEGO EVERTON PEREIRA, MARIA HELENA PEREIRA, ANA CAROLINE DE MOURA MOREIRA.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora