Connect with us

MATO GROSSO

Empaer ministra palestra e mostra na prática como fazer compostagem com resíduos orgânicos

Publicado

em

O Projeto Rural Sustentável-Cerrado (PRS), em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), realizou um Dia de Campo sobre compostagem no Assentamento Rural Bojuí, no município de Diamantino (208 km a Médio-Norte de Cuiabá). O evento aconteceu no Recanto Sonho Meu, na área da agricultora Normilda Silva, e contou com a participação de 40 pessoas, entre agricultores familiares, estudantes, representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e professores da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de MT (Secitec).

A engenheira agrônoma da Empaer, Josivanny Oliveira Santos Cocco, ministrou uma palestra e fez uma Demonstração de Métodos (DM) sobre compostagem com resíduos orgânicos e utilizou bagaço de cana, esterco de gado, cascas e sobras de frutas e verduras, palha de soja e outros. Ela explica que mostrou na prática aos participantes a maneira de como montar a leira de compostagem com resíduos. Colocou em camadas, alternando fontes de carbono (galhos, folhas secas e etc) com fonte de nitrogênio (estercos), intercalando os materiais escolhidos. A adubação pode ser usada em covas ou sulcos para hortaliças e frutíferas.

O agricultor Clausemilson dos Santos Roque, filho da produtora Normilda, separou todo material orgânico para ser usado durante a DM. Ele agradeceu a oportunidade de realizar um Dia de Campo na propriedade da família e enfatizou a importância das capacitações e da participação dos agricultores nestes eventos. “Eu já fiz compostagem, mas hoje eu estou aprimorando meu conhecimento. Olha o tanto de material que podemos aproveitar dentro da propriedade. Isso reduz os custos e melhora a produção”, comenta Clausemilson.

A adubação pode ser usada em covas ou sulcos para hortaliças e frutíferas.

Conforme Josivanny, as capacitações fazem parte das etapas do PRS-Cerrado e tem como objetivo reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos e médios produtores no bioma Cerrado, promovendo a adoção de tecnologias produtivas de baixa emissão de carbono. O projeto é financiado por Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com recursos oriundos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional. O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é o responsável pela execução e administração do projeto.

“A Empaer vem trabalhando em parceria com o PRS – Cerrado por meio de monitoramento na microrregião III do IABS, Estela Maria Boscov desde 2020. A equipe local de Diamantino ajudou na divulgação e cadastramento dos agricultores e organizações sócio produtivas. Desde então já foram realizados cinco Dias de Campo em propriedades dos Assentamentos Caeté e Bojuí e em todos houve participação dos técnicos da empresa” relatou Josivanny.

Fonte: GOV MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Nota MT realiza último sorteio do ano para assistir ao jogo do Cuiabá contra o Vasco

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), por meio do programa Nota MT, em parceria com o Cuiabá Esporte Clube, vai realizar o último sorteio do ano para assistir a uma partida do time. Desta vez, o jogo será contra o Vasco da Gama, programado para o dia 8 de dezembro, na Arena Pantanal.

Ao todo, 1.000 ingressos serão sorteados, contemplando 500 usuários inscritos no programa de cidadania fiscal. Cada pessoa receberá dois ingressos, permitindo levar um acompanhante para assistir ao jogo no setor reservado aos torcedores do Cuiabá. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 29 de novembro.

Para participar, os interessados devem estar cadastrados no Nota MT e preencher o formulário no site oficial do programa (www.nota.mt.gov.br). Além disso, é necessário ter gerado ao menos um bilhete válido para os sorteios mensais do programa no período de 1º outubro de 2024 até a data limite para adesão.

O sorteio será realizado no dia 2 de dezembro pela equipe da Sefaz, com base no resultado da Loteria Federal. A lista dos contemplados será divulgada logo depois do sorteio. Todos os ganhadores serão notificados no mesmo dia.

O ganhador vai receber os ingressos por meio do aplicativo Facepass, que permite o acesso à Arena Pantanal por reconhecimento facial. Os ingressos são de uso pessoal e intransferível.

Tanto a lista de inscritos para o sorteio, quanto os nomes dos premiados, estarão disponíveis para consulta no site do Nota MT. Além disso, todo o processo será auditado pela Controladoria Geral do Estado (CGE) para garantir a transparência e integridade da ação.

Essa iniciativa da Sefaz, por meio do Programa Nota MT, busca fomentar o esporte estadual e incentivar a cidadania fiscal, promovendo a participação popular e a valorização do futebol mato-grossense.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora