Uma comitiva formada por gestores da Assistência Social, Educação e Saúde participaram durante dois dias da capacitação de combate à evasão escolar e déficit na cobertura vacinal, promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), em Cuiabá. O evento contou com a participação de autoridades, parceiros e técnicos responsáveis pelas estratégias da busca ativa escolar e vacinal dos 141 municípios do estado, visando aprimorar estratégias para diagnosticar e resolver os déficits da cobertura vacinal e da evasão escolar em 2024.
A programação realizada em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), teve como objetivo aprimorar a utilização das plataformas de Busca Ativa Escolar e Busca Ativa Vacinal em parceria da Assistência Social, tema discutido na abertura institucional da capacitação “Mato Grosso unido pela infância: construindo compromisso para matrícula escolar e imunização”.
Durante o evento foram realizadas oficinas temáticas (Unicef) sobre o cenário da cobertura vacinal; perfil epidemiológico com foco na primeira infância; indicadores de: natalidade, mortalidade infantil e materna; novas percepções: transversalidade e identificação de atores; cenário da exclusão escolar (indicadores e metas); resultados da BAE em Mato Grosso; novidades na estratégia suas aplicações na rematrícula nos municípios; novas percepções: transversalidade e identificação de atores.
A presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais (Coegemas), e secretária de Assistência Social Jucélia Ferro, destaca a importância dessas discussões entre todas as esferas.
“É um debate muito importante para o desenvolvimento de cada município, pois é através das políticas públicas, de tomar essa responsabilidade para todos, que iremos combater e diminuir esses déficits em nosso estado. Precisamos montar uma força tarefa entre Assistência Social, Educação e Saúde e avançar nas estratégias de vacinação e educação, para conseguirmos alcançar os resultados que tanto queremos”, ressaltou.
Participaram também desse encontro, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro e a enfermeira responsável pelo Setor de Imunização, Kátia Dal Prá participaram da palestra ministrada pela chefe nacional de Saúde, Nutrição e HIV/Aids do Unicef Brasil, Luciana Phebo, que apontou aspectos comuns relacionados à saúde e à educação, além de reforçar a necessidade de colaboração entre todas as esferas. As profissionais destacam a importância do debate. “O encontro, mais uma vez, reforçou a importância da vacinação”, diz Kátia.
Entre as várias estratégias debatidas pelo evento, estão situações como a busca ativa para imunização em ambiente escolar e também nos CRAS e CREAS. “São ações conjuntas que buscam promover educação, inclusão social e saúde e, nesse contexto, lembramos que a imunização infantil é um fator de proteção a mais às nossas crianças e o país conta com um calendário de cobertura vacinal completamente gratuito”, completa.