Connect with us

MUNDO

Putin diz que avião de Prigozhin caiu por explosão de granadas a bordo

Publicado

em

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou
Montagem iG / Imagens: Flickr e Kremlin

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou “condolências” à família de Prigozhin

Nesta quinta-feira (05), o presidente da Rússia, Vladimir Putin , disse qual foi a causa do acidente de avião que matou o chefe do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigozhin . Segundo o presidente russo, a aeronave não foi atingida por um ataque míssil, mas sim teve um granada de mão detonada a bordo.

O jato particular era da Embraer, estava indo para São Petesburgo, no dia 23 de agosto. Quando passava pelo norte de Moscou, ele caiu , matando todos os 10 tripulantes a bordo. Dentre as vítimas estavam duas figuras importantes do Grupo Wagner, quatro guarda-costas e a tripulação de três pessoas.

A informação da suposta granada de mão foi dada pelo comitê de investigação da Rússia ao presidente há alguns dias. “Fragmentos de granadas de mão foram encontrados nos corpos dos mortos no acidente”, disse Putin. A Fala foi dada em uma reunião do Clube de Discussão Valdai, na cidade litorânea de Sochi, no Mar Negro.

Ele reafirmou que “não houve impacto externo no avião — isso já é um fato estabelecido”, com o objetivo de descartar as afirmações que vem surgindo que o avião havia sido abatido.

Até o momento, o presidente russo não deu informações acerca de como a granada teria sido detonada a bordo, nem o número de armamentos que teria sido ativado. Entretanto, ele afirmou que acredita que os investigadores deviam ter realizado um testo de álcool e drogas nos corpos das vítimas.

Putin ainda acrescenta que o serviço de segurança FSB fez buscas nos escritórios do Grupo Wagner , em São Petesburgo, e encontram 10 bilhões de rublos (100 milhões de dólares) em dinheiro e 5 kg de cocaína.

Não se tem uma publicação oficial dos investigadores sobre a causa do acidente.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora