Uma bebê de apenas sete meses morreu após se engasgar com leite materno depois de ter sido amamentada pela mãe, no bairro Novo Horizonte, em Cuiabá. Tanto a mãe quanto uma tia da criança tentaram realizar procedimentos de reanimação com massagem, mas sem sucesso.
A mulher buscou atendimento na Policlínica do Planalto, onde o óbito da criança foi constatado pelos plantonistas. O caso ocorreu nesta terça-feira (5).
A tia da recém-nascida que ajudou a realizar os primeiros procedimentos de socorro juntamente com a mãe da criança, conversou com a equipe de reportagem do programa Balança Geral, da TV Vila Real.
“Minha irmã acordou e fez o mamá pra ela, que mamou, arrotou e deitou de bruço como toda criança normal. Ai eu me levantei e fui olhar ela. Eu ainda olhei o rostinho dela, sempre espero eles mamar para depois eu voltar a dormir, espero para ver se não vai acontecer nada. E foi o tempo de cinco minutos, de eu deitar e dormir e a mãe dela me chamou dizendo que ela estava passando mal”.
Elas fizeram procedimento de reanimação e na sequência a mãe levou a criança para a policlínica por orientação de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que foi contatada por telefone.
A Polícia Civil foi acionada para fazer a liberação do copo à família. O caso também mobilizou uma equipe da Polícia Militar que prestou auxílio à família. De qualquer forma, a Polícia Civil deverá instaurar um inquérito para averiguar as circunstâncias do óbito da criança.