A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) do Poder Judiciário de Mato Grosso realizou reunião com os magistrados do polo de Rondonópolis (a 212 km ao sul de Cuiabá), como parte das atividades da 2ª edição do Projeto ELO – Fortalecendo a Justiça, evento realizado pela Administração do Tribunal de Justiça, entre os dias 02 e 05 de outubro. O encontro ocorreu na manhã de terça-feira (03), no Tribunal do Júri do Fórum da Comarca. O juiz-auxiliar da CGJ, Emerson Cajango, representou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, que participa da 92ª edição do Encontro do Colégio de Corregedores dos Tribunais de Justiça do Brasil (ENCOGE), em São Luís (MA).
Acompanhado pelo coordenador da Corregedoria, Flávio Paiva, Emerson Cajango conta que teve um “bate-papo” com os colegas magistrados. “Tivemos um bate-papo com todos os magistrados do polo e apresentamos a face da Corregedoria: a sua identidade organizacional e o que a corregedoria espera deles”, declarou o juiz-auxiliar.
Durante o bate-papo, temas como análise de dados e gerenciamento das unidades foram abordados. “Qual é a forma que o magistrado faz para ter um melhor rendimento no seu dia a dia? Quais painéis ele tem que abrir? Como fazer as melhores escolhas? Quais escolhas vão gerar uma melhor produtividade para esse magistrado com base em dados? Demos dicas para a melhoria da performance das varas”, questionou Cajango. “Nós do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso temos painéis que permite tanto ao magistrado, quanto a assessoria, ter o efetivo controle daquilo que a unidade vai produzir, bem como acompanhar o que a sua assessoria e os seus servidores estão produzindo”, completou.
De acordo com o juiz-auxiliar da CGJ, a reunião proporcionada pelo ELO foi um verdadeiro momento de interação entre colegas, de tirar dúvidas do dia a dia de trabalho. “A Corregedoria-Geral da Justiça está satisfeita com o resultado alcançado”, finalizou.
Durante o encontro em Rondonópolis, o coordenador Flávio Paiva apresentou um panorama do plano de gestão do desembargador Juvenal, destacando a atuação da Central de Processamento Eletrônico (CPE) e o esforço do Judiciário mato-grossense para atender ao programa Justiça 4.0, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Esse esforço inclui a implementação do Juízo 100% Digital e dos Núcleos de Justiça Digital: Núcleo de Justiça Digital de Direito Bancário, Núcleo de Justiça Digital de Execução Fiscal Estadual, Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo), Núcleo de Atuação Estratégica (NAE), Núcleo de Afastamento e Substituição (NAS); e o Núcleo Digital dos Juizados Especiais.
“Falamos um pouquinho sobre o futuro, o que está por vir, que são os Núcleos de justiça 4.0. Esta é uma forma de desidratação dos processos que tínhamos nas Varas Únicas, agora eles tramitam por esses Núcleos 4.0, dependendo da matéria ele será impulsionado por um deles”, informa o coordenador.
Além de magistrados de Rondonópolis, participam da 2ª edição do Projeto ELO – Fortalecendo a Justiça juízes de Pedra Preta, Itiquira, Guiratinga, Alto Garças, Alto Taquari e Alto Araguaia.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagens: 1 – Print de tela. Juiz-auxiliar Emerson Cajango bate-papo com magistrados do pólo Rondonópolis. 2 – Foto do coordenador da CGJ, Flávio Paiva, falando ao microfone. Ao fundo, surge o logo do projeto ELO.
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) iniciou a 3ª edição da Mostra Estadual das Escolas Técnicas de Mato Grosso – MEET. A primeira cidade a receber o evento foi Tangará da Serra, onde as apresentações científicas ocorreram na noite desta quinta-feira (21.11).
Em Tangará da Serra, a Mostra contou com 15 trabalhos desenvolvidos por alunos e professores na Escolta Técnica local nas categorias projeto de ensino, científico e de extensão. As apresentações científicas foram acompanhadas por dezenas de pessoas e contemplam as áreas de ciências ambientais e agrárias; engenharias e design; e saúde e bem-estar. Todos os trabalhos são avaliadas por profissionais da educação e empresários da região.
Wérica Crislaine, diretora da Escola Técnica de Tangará, afirma que a MEET é um incentivo poderoso para o desenvolvimento crítico e criativo dos alunos. Ao propor projetos que visam soluções práticas para a sociedade, os estudantes podem aplicar teorias e conceitos aprendidos em sala de aula de forma prática.
Segundo a diretora, o evento ainda promove networking com empresários experientes, que avaliam os projetos e compartilham suas visões técnicas, enriquecendo ainda mais os trabalhos dos alunos.
Francilene Fortes, orientadora de projetos da Mostra, avalia que a iniciativa é uma importante oportunidade de despertar nos alunos o gosto pela ciência. “A Mostra é uma chance de contribuir significativamente para que nossos estudantes possam aprender a organizar o raciocínio e técnicas, apresentando resultados satisfatórios e ampliando o conhecimento e a capacidade de comunicar com a sociedade através de ideias inovadoras”.
A MEET é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Seciteci, que possibilita alunos e professores apresentarem à comunidade os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.
O tema da atual edição da Mostra é “Inovações Sustentáveis: Tecnologia a Serviço do Planeta”. Os trabalhos escolhidos apresentam projetos e práticas profissionais que colaboram com a diminuição de impactos socioambientais e promovem o desenvolvimento sustentável. Depois de passar pela avaliação, os participantes receberão certificados.
Mato Grosso conta com 17 Escolas Técnicas Estaduais. Até o dia 06 de dezembro, outras oito unidades irão promover apresentações científicas abertas ao público através da MEET, conforme se pode ver a seguir:
ETEC Primavera do Leste – 25/11/24 das 08 às 22hs
Endereço: Rua da Cohab, nº 175, bairro Conjunto Habitacional Cohab Tancredo Neves, Primavera do Leste
ETEC Poxoréu – 27/11/2024 das 07 às 17:00
Endereço: MT – 260, KM 05, Zona Rural, Poxoréu
ETEC Cáceres – 28/11/2024 das 07 às 22:00
Endereço: Av. Getúlio Vargas, s/nº, bairro COC, Cáceres
ETEC Cuiabá – 29/11/2024 das 19:00 às 22:00
Endereço: Av. Gonçalo Antunes de Barros – Carumbé, Cuiabá
ETEC Campo Verde – 29/11/2024 das 19:00 às 22:00
Endereço: Avenida Izidoro Luiz Gentilin, nº 585, Belvedere (ao lado do IFMT) Campo Verde
ETEC Matupá – 02/12/2024 das 19 às 22hs
Endereço: Av. Central Direita, s/nº, Bairro Zona Especial 006, Matupá
ETEC Barra do Garças – 29/11/2024 das 19 às 22hs
Endereço: Rua Xavante, s/nº, Setor Sul II, C Barra do Garças
ETEC Lucas do Rio Verde – 06/12/2024 – das 19:00 às 22:00
Endereço: Av. Santa Catarina 1217 E, bairro Cidade Nova, Lucas do Rio Verde