Connect with us

MATO GROSSO

Por dentro da Magistratura entrevista juíza Augusta Prutchansky Nogueira

Publicado

em

Nesta quinta-feira (5 de agosto) será divulgado novo episódio do programa Por dentro da Magistratura, produzido pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), com apoio da Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Nessa 28ª edição, a convidada é a juíza Augusta Prutchansky Martins Gomes Negrão Nogueira, titular da Segunda Vara Cível da Comarca de Barra do Garças.
 
Na conversa com o desembargador Marcos Machado, integrante do Conselho Consultivo da Esmagis-MT, e com a jornalista Fernanda Fernandes, a magistrada fala sobre diferentes assuntos relacionados à carreira, como a atuação na Justiça Comunitária. “Eu acho que a Justiça Comunitária foi primordial, porque temos que humanizar um pouco mais os juízes, e não só humanizar os juízes, e sim levar um pouco àqueles que precisam.”
 
A juíza destacou ainda a importância da sensibilidade ao julgar processos. “Quisera eu ter a possibilidade, o tempo e a disponibilidade para toda a ação possessória, toda a ação que pede para tirar alguém de dentro de uma casa, de um lote, eu pudesse ir lá e fazer essa vistoria, e verificar o que realmente está acontecendo”, assinalou.
 
Na entrevista, a juíza Augusta Nogueira fala ainda sobre o trabalho que desenvolveu junto à Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, sobre orientações que dá aos seguidores em sua rede social, entre outros temas.
 
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Print de tela colorido onde aparece a imagem da juíza Augusta. Ela é uma mulher branca, que usa óculos de grau e está falando. Veste uma roupa preta. Ao fundo, uma parede branca e um quadro colorido. Na lateral inferior esquerda da imagem aparece a logomarca do programa, em tons de verde.
 
Saiba mais:
 
 
Lígia Saito 
Assessoria de Comunicação 
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

SES alerta a população para combater o Aedes aegypti no período de chuvas

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) orienta à população sobre a necessidade de redobrar os cuidados e reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti em virtude do período chuvoso, que deve seguir até o mês de maio, em Mato Grosso. O inseto é transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Devido às condições climáticas, existe a possibilidade de aumento no surgimento e na proliferação do mosquito, transmissor dos vírus que provocam essas doenças que causam febre e dores no corpo.

Segundo dados do Informe Epidemiológico da SES, foram registrados 36 óbitos por dengue e 11 por chikungunya somente de janeiro a 8 de novembro deste ano. No total, foram registrados 41.738 prováveis casos de dengue, 391 de zika e 20.716 casos de chikungunya.

De acordo com o Ministério da Saúde, a explosão no número de casos aconteceu em todo o Brasil e se deve a combinação entre calor excessivo e chuvas intensas, além do ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, reforça sobre a necessidade de se combater os focos do mosquito e também sobre a importância da vacinação.

“O primeiro e mais importante passo para prevenir essas doenças é dar fim aos locais que favorecem a proliferação do mosquito, pois 80% dos criadouros estão em ambientes residenciais. A população não deve deixar água acumulada em locais propícios para a criação do transmissor, ou seja, reservatórios de água, embalagens, latas, tampinhas de garrafa, lixeiras e vasos de planta destampados, que favorecem o acúmulo de água”, pontuou a secretária.

Em Mato Grosso, desde o mês de abril de 2024, a vacinação contra a dengue está disponível em 35 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde. Contudo, ela é disponibilizada exclusivamente para crianças na faixa etária de 10 a 14 anos.

Por isso, as formas mais eficazes de prevenção à comunidade continuam sendo as medidas de higienização e controle de locais públicos e privados.

Para mais dados relacionados ao número de casos notificados, confirmados e óbitos em Mato Grosso, acesse o Informe Epidemiológico nº 32, disponível neste link.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora