Connect with us

Lucas do Rio Verde

Feirantes do Mercado do Produtor de Lucas do Rio Verde passam por capacitação

Publicado

em

Teve início no dia 02 de outubro uma capacitação e consultoria voltada para os 53 feirantes, que possuem boxes no mercado do Produtor Alberto Tecchio, no bairro Parque das Emas. A iniciativa foi proposta pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Sebrae.

“Além de ensinar ou mostrar como que se faz o fluxo de caixa, temos boas práticas, manipulação de alimentos. Então são diversas situações que eles estão se aperfeiçoando e buscando conhecimento. O Sebrae e a Cooperlaf, que é a cooperativa da agricultura familiar e a Aslaf, a associação da agricultura familiar e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está propiciando isso, através de capacitação que está acontecendo no auditório da do Sebrae”, disse o secretário da Pasta de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a capacitação tem como intuito, promover a qualidade dos alimentos fornecidos para a população e reforçar a procedência desses produtos, através do certificado Selo de Origem.

O Selo de Origem é uma garantia de que o produto que o consumidor está levando para casa, é certificado pelos órgãos competentes, bem como o espaço onde o alimento é produzido está de acordo com todas as regras sanitárias. Para obter o Selo de Origem, os produtores ou microempreendedores deverão entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e apresentar requerimento de inclusão ao Programa Selo de Origem do Município de Lucas do Rio Verde.

Após inspeção do estabelecimento feita pela vigilância sanitária, o produtor estará apto a ingressar ao programa. Esse selo é renovado a cada ano através de uma vistoria in loco pela vigilância sanitária e é feita uma análise de procedências dos alimentos.

“É necessário você dar segurança alimentar, com boas práticas e produtos de qualidade. Então por isso que a gente está propiciando esses cursos e capacitação para os pequenos produtores e o pessoal que trabalha com alimentação na feira”, aponta Paulo Nunes.

A capacitação acontecerá em quatro encontros e a consultoria contará com uma visita técnica a cada feirante, com horário e dia agendados. Cada um terá direito a duas horas de consultoria exclusiva.

Segundo o Sebrae a parceria com a administração foi firmada em julho, visando a capacitação dos feirantes. “A Trilha de Conhecimento tem como objetivo promover e despertar nos feirantes a necessidade de gerenciamento, entender o que é capital de giro, fluxo de caixa, formação de preço de venda, e principalmente as boas práticas de manipulação de alimentos com foco da segurança alimentar, pois eles são protagonistas na cadeia produtora de levar o alimento até a mesa da população”, comenta a analista de negócios do Sebrae, Edineia Zulian Dalbosco.

As próximas capacitações serão nos dias 09, 16 e 23 de outubro no auditório do Sebrae de Lucas do Rio Verde.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Terceira etapa do MTB foi encerrada com participação de 130 atletas

Publicado

em

Por

Com a participação de mais de 130 atletas, o dia 20 de novembro, feriado da Consciência Negra, foi marcado pela realização da terceira e última etapa do Circuito Municipal de MTB. A prova contou com a distribuição de mais de R$ 10 mil em premiação.

Juliana Neves, atleta luverdense foi a primeira colocada na categoria feminino geral. Ela participou das três provas do ano. “Foi bem pesado o percurso devido ter bastante barro, mas a gente se diverte. A Prefeitura está de parabéns, um evento muito bem organizado, percurso bem sinalizado, então não tinha como se perder”, destacou a participante.

A modalidade tem crescido a cada competição e nessa terceira edição do ano os melhores levaram premiação em dinheiro. “Todos saíram satisfeitos e quero agradecer a todos os envolvidos, também ao prefeito Miguel Vaz, pelo apoio”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Andre Matto.

Já na categoria masculina, o ganhador da etapa com tempo de 1 hora e 20 minutos, foi o atleta Carlos Strapasson, mais conhecido com Gelinho. “Foi show de bola esse percurso e encerramos com chave de ouro”, finalizou.

Confira no link a lista de classificação da 3ª etapa do Circuito de MTB: https://agitoesportes.com.br/resultados/g-live.html?f=eventos/2024/DESAFIO-MTB-LUCAS-DO-RIO-VERDE-3o-ETAPA/evento.clax

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora