Connect with us

MATO GROSSO

Ceope promove curso de atualização em exame clínico

Publicado

em

Mudar a ideia de que o cirurgião-dentista só trata de dente e reforçar o conceito básico da medicina, com trabalho integrado não só com os médicos, mas com todos os outros profissionais da área de saúde. Essa é a proposta do curso de atualização em exame clínico e fundamentos básicos da semiologia odontológica, promovido pelo Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope).

Durante toda terça-feira (1º.12), no auditório do Hospital de Câncer, cirurgiões-dentistas, enfermeiros e equipe de auxiliares técnicos em saúde bucal e de enfermagem participaram da primeira etapa do processo de diagnóstico na realização de exame clínico. O curso tem ênfase nos fundamentos básicos da semiologia odontológica, classificação das lesões bucais, identificação das variações de normalidade e atualização da nomenclatura utilizada. Ainda na ocasião, foram discutidos os exames complementares e métodos de diagnóstico disponíveis na odontologia.

A diretora do Ceope, Idalina Pereira Cabral Corrêa, explica a importância em promover essas integrações com a equipe da unidade, através da educação permanente junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Estimulamos nossa equipe a uma postura critico reflexiva das práticas profissionais, sempre buscando implementar a atenção em saúde aos pacientes com necessidade de ações educativas”, explica. Idalina ainda acrescenta que os cursos promovidos pela unidade apresentam como diferencial, a construção do conhecimento de forma participativa conforme as demandas vão surgindo nas relações entre os profissionais e usuários do SUS.

O curso foi ministrado pela doutora em Ciência Odontológica e estomatologista, Diurianne França que também é especialista em sintomas. Ela destacou a importância de uma análise minuciosa e busca pela detecção precoce das lesões de boca. “Inúmeras doenças podem ter problemas bucais como justificativa ou, ao menos, associados a elas. Por exemplo, as doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas obstrutivas e descontrole da diabete, são algumas delas”, disse a profissional;

Para a dentista do Ceope, Taisa Prado Genaro o curso é um apanhado de várias qualificações que a equipe da unidade realizou durante o ano. “A importância de identificar um sinal, sintomas e muitas vezes o problema bucal o tratamento ou encaminhamento pode salvar a vida do paciente”, justifica Taisa.

A segunda fase do curso será realizada em 9 de dezembro, e será uma etapa de confronto com os questionamentos ‘O que temos’ e ‘O que queremos’.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Primeira-Dama do Estado participa de assinatura do contrato que pode aumentar em mais de 80% atendimentos oncológicos no HCanMT

Publicado

em

Por

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, juntamente com o governador Mauro Mendes, participou, nesta quarta-feira (18.09), da assinatura do contrato entre o Governo do Estado e o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) com a finalidade de formalizar os serviços de saúde ambulatoriais, transformando a unidade hospitalar em um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).

Para Virginia Mendes, os esforços para a conclusão do processo serão um alívio para a população e para os pacientes que enfrentam a saga dos processos de regulação, já que os atendimentos serão realizados todos no HCanMT, ainda definiu como uma ação histórica.

“Uma ação histórica. Foi uma alegria testemunhar este momento histórico para o Hospital de Câncer. Eu sei muito bem o que é passar por um câncer. São muitas dúvidas, medos e tantas situações que a gente enfrenta; o mínimo que uma pessoa nessa situação precisa é de um cuidado apropriado. Com o novo contrato, os pacientes não ficarão andando de um lado para o outro, pois tudo será realizado em um só lugar”, disse a primeira-dama de MT.

Ela agradeceu a união de esforços para a formalização do contrato. “Gratidão ao Governo do Estado pela sensibilidade, por entender a importância dessa ação; ao diretor-presidente do Hospital, Laudemi Nogueira, e sua equipe; ao meu querido amigo Gilberto Figueiredo, que, enquanto esteve à frente da SES, se dedicou a este projeto juntamente com sua equipe, e ao atual secretário da Saúde, Juliano Melo. Com certeza, muitas vidas serão salvas a partir desta iniciativa”, ratificou Virginia Mendes.

O governador Mauro Mendes também recordou o diagnóstico de câncer da primeira-dama Virginia Mendes e falou do desejo de ver mais pessoas contando histórias de superação da doença. “Cuidar da saúde nesta área é algo diferenciado, porque eu já vivi isso dentro da minha casa. Ver a agonia e descobrir que alguém que você ama está com câncer é muito dolorido. Graças a Deus conseguimos superar. Espero que mais pessoas possam contar a nossa história, que eu contei e conto da minha esposa ter passado por isso e por ter tido um bom tratamento”.

Com a formalização do contrato, a assistência oncológica no Estado será ampliada em mais de 80%. A parceria permitirá que a capacidade de atendimentos da unidade suba de 310.893 para 562.008 por ano, resultando em um acréscimo de 251.115 procedimentos.

O contrato prevê um investimento anual que passará de R$ 48,7 milhões para R$ 93,9 milhões. A proposta para o novo contrato foi elaborada pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), levando em consideração a real capacidade física e técnica do Hospital de Câncer, com base na produção ambulatorial e hospitalar de 2019 a 2023.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora