Connect with us

MATO GROSSO

Oficina orienta servidores da Sema sobre gestão de unidades de conservação

Publicado

em

Cerca de 50 servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) participaram, nesta semana, de uma oficina sobre a gestão adequada de Unidades de Conservação (UCs). A capacitação começou na segunda-feira (24.04) e terminou nesta sexta-feira (28.04).

A proposta da oficina foi orientar os servidores a manusearem a ferramenta RAPPAM (Rapid Assessment and Priorization of Protected Area Management), desenvolvida pela ONG WWF- Brasil, que permite a avaliação rápida e a priorização da gestão das UCs.

A ferramenta avalia a gestão e a implementação das unidades, de acordo com critérios, como pressões, ameaças, vulnerabilidades, importância biológica e social, com o intuito de identificar onde é preciso priorizar os esforços de gestão.

De acordo com a analista de meio ambiente da Sema, que trabalha na Coordenação de Unidades de Conservação, Simoni Ziober, o curso foi enriquecedor. “A ferramenta nos permite um melhor conhecimento do nosso trabalho. Dessa forma, o planejamento de ações torna-se mais eficiente”.

Atualmente, Mato Grosso possui 46 UCs, o que representa 3,2 % do território estadual, com 2,87 milhões de hectares. Para a gerente do Parque Estadual Serra Azul, localizado em Barra do Garças (509 km a Leste da Capital), Cristiane Schnepfleitner, o curso foi uma oportunidade para os gerentes das unidades identificarem as problemáticas e trabalharem as soluções. “A gente otimiza o tempo, ao definir o que é mais prioritário no plano de melhorias”.

O gerente do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, situado em Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a Oeste de Cuiabá), Laerte Marques, pretende colocar em prática os ensinamentos que obteve durante a semana. “Na avaliação que fiz, com a ajuda da ferramenta RAPPAM, percebi que falta infraestrutura dentro da unidade. A partir de agora, vamos centralizar esforços para resolver essa questão”.

Sobre RAPPAM

A metodologia foi desenvolvida pela Rede WWF, entre 1999 e 2002, para fornecer ferramentas voltadas ao desenvolvimento de políticas adequadas à proteção de sistemas naturais e à formação de uma rede global viável de áreas protegidas. Mundialmente, o RAPPAM já foi aplicado em 22 países e, no Brasil, pelos estados de São Paulo, Paraná, Acre, Amapá, Mato Grosso, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Pará e nas unidades federais de conservação, estas últimas já no segundo ciclo de avaliação. No total, foram contempladas cerca de 500 unidades de conservação brasileiras.

A avaliação da gestão tem início com a análise do contexto em que as áreas protegidas se inserem e, por isso, devem ser consideradas informações sobre a importância biológica e socioeconômica, as pressões e ameaças que as afetam e o nível de vulnerabilidade existente. Os outros elementos do ciclo dizem respeito ao planejamento, insumos, processos, produtos e resultados alcançados em relação aos objetivos das áreas protegidas. A reflexão sobre as fragilidades e potencialidades relativas a cada elemento de avaliação deve servir de base para o planejamento de estratégias que visem à melhoria da efetividade de gestão.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Dia da Árvore: população pode pegar mudas de árvores em empresas, shoppings e órgãos públicos

Publicado

em

Por

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, o Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, está promovendo ações de distribuição de mudas em empresas, shoppings e órgãos públicos de Cuiabá para que a população pegue mudas de árvores nativas e frutíferas e plantem onde quiserem. 
 
Nesta quinta-feira (19 de setembro), foram distribuídas mudas na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Senai e Justiça Federal. Ao todo, serão distribuídas mais de 3 mil mudas. 
 
Nessa sexta-feira (20 de setembro), serão distribuídas 300 mudas de jatobá, aroeira, ingá, gonçaleiro e ipê na empresa Carvalima, localizada no Parque Cuiabá, na Capital. 
 
No Shopping Estação também haverá distribuição de 500 mudas aos clientes que estiverem passando pelo centro de compra, no piso G2. Para o gerente de marketing, Deucimar Serra, celebrar o Dia da Árvore em parceria com o Programa Verde Novo é muito gratificante. “Essa ação é de grande importância para o processo de expansão da arborização da nossa cidade e melhoria da qualidade de vida da população. Receber o projeto aqui no shopping acaba facilitando para muitas pessoas que têm interesse em receber mudas de árvores”, destaca. 
 
No Pantanal Shopping, a distribuição será nos dias 20 e 21, das 13h às 21h, na Sala da Sustentabilidade, no piso 1, e no Fraldário, localizado no piso 2, com 500 exemplares de amora, acerola, goiaba e ipê. 
 
A ação tem como finalidade mobilizar a sociedade para o plantio e manutenção de árvores na Capital, visando alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população, através da redução da sensação térmica e do aumento da umidade relativa do ar. 
 
A gerente de marketing, Daniela Rossi, destaca que “o respeito ao meio ambiente é algo presente em nossa rotina e operações, o que é, posteriormente, transmitido aos lojistas, buscando atender todo o nosso entorno. O Dia da Árvore é apenas uma de várias ações que realizamos para o público, com a visão de que, aos poucos, cada um pode fazer a diferença. O projeto Verde Novo é mais uma vez um grande parceiro. Todos estão convidados para participar”. 
 
#Paratodosverem 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto vertical colorida da distribuição de mudas na Sefaz, com uma mulher pegando uma muda que é entregue por um rapaz. Há paredes azuis e teto branco da repartição pública, com uma fila de pessoas escolhendo suas mudas, que estão no chão. 
 
Mylena Petrucelli 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora