Connect with us

POLÍCIA

Fiscalização de trânsito auxilia na prevenção de crimes

Publicado

em

Para reforçar o policiamento nas vias públicas e coibir possíveis ações criminosas, o Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) da Polícia Militar realiza bloqueios policiais nas principais vias públicas de Cuiabá e Várzea Grande, durante a operação ‘Carga Máxima’.

A fiscalização ocorre em locais alternados, tendo como foco os perímetros com maior fluxo de veículos. Na primeira quinzena de janeiro foram feitos bloqueios nos bairros Morada do Ouro, Centro, CPA I, Tijucal, em Cuiabá. E, em Várzea Grande, nos bairros Cohab Orlando Chaves, Centro e Alameda, sendo abordados aproximadamente 500 veículos nas duas cidades.

Essas checagens, enfatiza a comandante do BPMTran, tenente-coronel Grasielle Bugalho, são feitas por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e Talonário Eletrônico.

Conforme o levantamento parcial da unidade, dentre as principais infrações estão: conduzir o veículo sem registro e devidamente licenciado (Art. 230-V/CTB), dirigir veículo com validade da CNH vencida há mais de trinta dias (Art. 162-V/CTB), conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante (Art. 230-IX), falta do uso do cinto de segurança (Art. 167/CTB), dentre outros.

A comandante salienta que essas fiscalizações vão além da questão burocrática, sendo fundamentais para o auxílio das ações preventivas segurança pública.

“O cidadão, condutor ou não, precisa ter a consciência de que essas fiscalizações não são uma simples abordagem de trânsito, como muitos podem pensar. Pois, por meio delas é possível apreender uma arma ilegal, prender alguém com mandado de prisão em aberto, recuperar um veículo que seja produto de roubo ou furto e que, muitas vezes, poderia ser empregado na prática de outro crime, sendo assim, um trabalho preventivo que a PM desenvolve”, explica Grasielle.

Ao longo de todo o mês de janeiro, o BPMTran apreendeu duas CNH’s falsas, uma pistola calibre .40, uma espingarda calibre 22 e recuperou um veículo roubado. Além do registro de 5.713 notificações no perímetro urbano e rodoviário, entre as estradas que dão acesso aos municípios de Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger, Acorizal, Nossa Senhora do Livramento e Distrito da Guia.

Fonte: PM MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Polícia Civil reuni cerca de 200 servidores para debater sobre saúde mental

Publicado

em

Por

Cerca de 200 servidores da Polícia Civil de Mato Grosso participaram do “Primeiro Encontro de Saúde Mental: Cuidando das Emoções”, promovido pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas, por meio da Gerência de Aplicação de Desenvolvimento Saúde e Segurança.

O evento realizado na tarde de quinta-feira (19.09), no auditório da Acadepol, reuniu policiais civis de várias delegacias de Cuiabá e Várzea Grande. Também participaram de forma on-line servidores do interior do Estado.

O encontro proporcionou momentos de aprendizagem e reflexão sobre temas relevantes para o cuidado da saúde mental, visando à promoção, prevenção e proteção à vida.

Na ocasião, a coordenadora de Gestão de Pessoas, delegada Luciani Barros Pereira Lima, lembrou que o servidor fica tão envolvido com a trabalho ou outros assuntos, que acaba esquecendo de observar a sua saúde física e mental, o que é um fator preocupante em razão da atividade relativa a profissão que lida diariamente com situações de risco e estresse.

“Muitas vezes ignoramos os sinais que o nosso corpo fala e demonstra. A Coordenadoria de Gestão de Pessoas tem trabalhado nesse sentido de orientar, ajudar e acolher o nosso servidor, visando que ele desperte para os cuidados com a saúde e busque sempre o seu bem-estar”, completou a delegada Luciani Barros.

A delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, destacou os projetos relevantes que estão sendo desenvolvidos pela Gestão de Pessoas e que atendem o anseio da Diretoria, uma vez que o maior e principal patrimônio da instituição é o servidor.

“Somos servidores que passamos mais de 30 anos trabalhando em delegacia, vivenciamos momentos de tensão, violência e muitas vezes de solidão, longe da família e amigos. Então, nosso principal objetivo é a valorização do policial civil. Cuidar e tratar da saúde mental de cada profissional é indispensável para que a instituição tenha grandes resultados”, disse a delegada-geral Daniela Maidel.

Abrindo o ciclo de palestras, o médico psiquiatra Rodrigo de Jesus abordou sobre o risco do suicídio, como identificar, agir e prevenir, bem como destacou pontos e fatores de proteção importantes na vida da pessoa.

Já o educador físico Leonardo Jacob abordou sobre os aspectos positivos da atividade física para a saúde mental, que traz benefícios como a redução do estresse, ansiedade e sintomas depressivos.

“Praticar esporte para manter a saúde física aumenta a qualidade do sono, melhora o humor, além de prevenir doenças crônicas como, por exemplo, a pressão alta e diabetes”, pontuou Leonardo Jacob.

Para finalizar, o gerente de Operações Especiais da Polícia Civil, delegado Frederico Murta, falou sobre os desafios contemporâneos da atividade policial e seus reflexos. O delegado da GOE contextualizou acerca das dificuldades enfrentadas nos dias atuais, diante dos desafios que a polícia enfrenta nos cenários social e político.

“Estamos trabalhando uma temática sensível que envolve a importância dos cuidados que nos policiais devemos ter de olhar para sim, prestar atenção nos sinais, buscar sempre uma forma de manter a saúde física e mental para continuarmos firme nesse combate diário”, finalizou Frederico Murta.

Setembro Amarelo

É uma campanha de conscientização e prevenção ao suicídio. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora