Connect with us

MATO GROSSO

Ações de sustentabilidade do Sebrae poderão nortear trabalho da A3P na Seduc

Publicado

em

A comissão responsável pela implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) está discutindo a elaboração de ações e metas do projeto. Na quarta-feira (02.03) os membros foram conhecer a funcionalidade do Centro de Sustentabilidade do Sebrae (CSS). A visita ao espaço teve como objetivo a troca de experiência para nortear as ações que deverão ser implementadas.

“São especificidades distintas, enquanto o Sistema Sebrae é privado, a Secretaria é um órgão público. Vamos ver o que dá para ser aproveitado das experiências executadas com sucesso pelo Sebrae”, pontuou Jomylla Neves, vice coordenadora da A3P, na Seduc.

A diretora técnica do Sebrae, Leide Katayama, pontuou que a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) solicitou ao Sebrae a responsabilidade para levar a sustentabilidade à gestão do governo. “Mas a Seduc está com o projeto bem avançado, está com o diagnóstico pronto. Por isso, estamos aqui para agregar conhecimento do Sebrae. Não é para fazer o que o Sebrae faz, mas promover a discussão e contribuir para que a Seduc faça suas ações, criando sua própria metodologia”.

Segundo Leide, o Sebrae precisa estar sempre à frente das necessidades de seus clientes. Portanto, o CSS foi construído com todos os preceitos de sustentabilidade disponíveis na construção civil para servir de laboratório.

“Mato Grosso sedia o CSS do Sistema Sebrae sendo modelo e fonte de conhecimento para os 27 estados da federação. Orienta plano de sustentabilidade para clientes e executa o seu próprio plano internamente, com metas que são de responsabilidade de todos os funcionários”, frisou Leide.

No Sebrae MT, entre as ações de sustentabilidade implantadas está a questão do copo descartável. O utensílio não é fornecido para o funcionário, apenas para os visitantes. “Cada um de nós temos o nosso copo e trazemos de casa. Se não trouxermos ficamos sem beber água. Todos nós já acostumamos com isso. Lâmpadas acesas e computador ligado em horário de almoço, por exemplo, também contam pontos para o servidor, ou seja, interfere na carreira profissional”, explicou Suênia de Sousa, gerente do CSS.

As ações são monitoradas, portanto, quem não agrega os hábitos diariamente poderá perder cursos de formação, viagens e salário produtividade. Ao longo do ano são permitidos apenas 15 erros.

Metas e objetivos são específicos a cada departamento, consequentemente, as práticas sustentáveis são diferentes.

A comissão responsável pela implementação da A3P na Seduc é formada por profissionais de diversos setores, como Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica, as superintendências de Educação Básica, de Formação dos Profissionais da Educação Básica, de Diversidades Educacionais, de Gestão Escolar, de Orçamento, Convênios e Finanças, de Monitoramento e Acompanhamento da Estrutura Escolar e a Administrativa.

A equipe está avaliando as possíveis ações a serem executadas. Mas, os integrantes acreditam que a sensibilização dos servidores será o primeiro passo para o sucesso do trabalho.

Centro de Sustentabilidade

O Centro de Sustentabilidade do Sebrae está aberto para visitas de empresários, escolas e a sociedade em geral. Mais de seis mil pessoas por ano passaram pelo local desde que ele foi criado, em 2011. Mas a sustentabilidade é um assunto que o Sebrae estuda desde 2006.

“O espaço é de demonstração, associa o conceito a experiência”, destacou Leide Katayma, apresentando as 10 estações de sustentabilidade, em que se aplicam as gestões de eficiência energética, da água, de resíduos, entre outros.

Nas Escolas

Na oportunidade, a diretora do Sebrae instigou o Estado a assumir a implementação de uma cultura empreendedora nos jovens. E citou que São Paulo, Paraná e Santa Catarina já fazem isso e de maneira bem sucedida. “Empreendedor não é ser empresário. É proporcionar que cada indivíduo faça suas escolhas, empreendendo onde ele esteja, seja na empresa, no negócio próprio ou no serviço público. É dar capacidade de não ser um país com tantas dificuldades. E assimilando ações de sustentabilidade desde cedo, melhora ainda mais”, explicou.

Os professores, nesse caso, seriam os primeiros a serem envolvidos, uma vez que a aplicabilidade contempla ações de aulas extra classe.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Instituto Brasileiro da Insolvência homenageia desembargadoras Clarice Claudino e Anglizey Solivan

Publicado

em

Por

A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva, e a desembargadora Anglizey Solivan de Oliveira, foram homenageadas pelo Instituto Brasileiro de Insolvência (Ibajud), na manhã desta sexta-feira (22 de novembro), durante a abertura do 1º Seminário de Insolvência Empresarial de Mato Grosso, realizado no auditório “Desembargador Gervásio Leite”. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) foram parceiros do evento. 
 
O advogado Breno Miranda, presidente do Instituto Brasileiro de Insolvência, explica que, ao longo deste ano, a entidade organizou 12 seminários por todo o Brasil, com o propósito de promover o diálogo sobre os principais temas envolvendo a recuperação judicial e a falência. Somando todos os eventos, foram impactadas mais de 3 mil pessoas e mobilizados mais de 300 palestrantes. “A recuperação judicial, cada vez mais, está próxima da sociedade em razão da importância para a economia, para a sustentação do país, para as empresas. E trazer isso para o Tribunal de Justiça de Mato Grosso é uma honra para o Ibajud. Eu tenho certeza que Tribunal de Justiça, como sempre esteve na vanguarda, hoje, mais uma vez, prova que estimula o diálogo e o aperfeiçoamento das questões jurídicas”, afirma. 
 
Segundo o presidente do Ibajud, tendo em vista essa atuação do TJMT, foram escolhidos os nomes das homenageadas. “O Ibajud, em todos esses anos de trabalho, também observa nessa caminhada o trabalho de grandes parceiros e personagens, autoridades que estimulam esse aperfeiçoamento e esse diálogo tão importante dentro da comunidade jurídica. E entregar hoje uma placa em homenagem a essas pessoas é prova da capacidade, é uma singela homenagem, mas também é uma honra para o Ibajud trazer esse destaque para essas pessoas tão importantes para o mundo do Direito”. 
 
Após receber a placa de condecoração, a desembargadora Clarice Claudino fez um agradecimento e dedicou o reconhecimento com todos os demais membros do Tribunal. “Uma linda homenagem, que eu ofereço e compartilho com todos os nossos desembargadores e desembargadoras porque é um trabalho do Tribunal de Justiça. O empenho, a vontade mesmo de resolver e dar corpo a essas metodologias é compartilhada por todos os membros, então, a eles também eu dedico essa homenagem”.
 
A magistrada foi homenageada devido à sua forte atuação na disseminação da Justiça Multiportas como um caminho possível também na área de insolvência. “A recuperação judicial é um tema muito presente e, na atualidade, mais presente ainda, tem uma repercussão social muito forte e precisa muito dessa conscientização de que há particularidades que tem que ser consensuadas para que o processo frua com menos repercussão negativa para a sociedade. Um processo dessa natureza que demora muito, por exemplo, ele perde boa parte da sua finalidade de proteger aqueles empregos, de proteger a renda das pessoas, principalmente do trabalhador. Então, fomentar esse conhecimento mais específico das nossas particularidades, trazendo conhecimento de outras experiências, essa troca enriquece muito. E o viés da conciliação e da mediação, que é o nosso grande interesse em fomentar essa cultura do diálogo porque isso proporciona a pacificação verdadeira, aquela solução que é mais confortável e definitiva”, defende Claudino.
 
A desembargadora Anglizey Solivan de Oliveira também foi homenageada por sua trajetória na área da recuperação judicial. “Eu estive à frente da 1ª Vara Especializada de Recuperação Judicial e Falência, com competência estadual, durante oito anos. Isso trouxe muita experiência. É um tema em constante desenvolvimento porque está ligado à economia do nosso país e, portanto, precisa ser debatido porque há coisas novas e perspectivas diferentes a todo instante. Então se faz necessário que essa discussão se renove e que a gente nunca pare de estudar, de debater e de engrandecer o nosso conhecimento a respeito dessa matéria”, declarou.
 
Além da homenagem, a magistrada também participou como palestrante no Seminário, abordando o tema Crédito do Produtor Rural – CPR. O desembargador Wesley Sanchez Lacerda também participou da programação, como moderador do painel que teve como tema “O passado, o presente e o futuro do sistema de insolvência da ótica da experiência”.
 
Juntamente com as desembargadoras Clarice Claudino e Anglizey Solivan, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, também foi homenageada. Ela é advogada especialista em Direito Empresarial, desde 2006, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “Atuo exclusivamente com o direito empresarial nas suas diversas nuances, seja na área trabalhista, seja no contencioso e também na área da recuperação judicial, especialmente representando credores nas recuperações e nas falências. Então é uma área que eu tenho um grande apreço”, disse.
 
O seminário – O 1º Seminário de Insolvência Empresarial é uma iniciativa do IBAJUD – Instituto Brasileiro da Insolvência, que reúne renomados especialistas, acadêmicos e profissionais da área para um diálogo sobre o setor. Planejado para ocorrer em diversas regiões do Brasil, o evento tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e discutir as últimas tendências e práticas emergentes do setor em todo o país. O encontro é direcionado a advogados, juízes, promotores, contadores, administradores judiciais, leiloeiros, bem como empresários e estudantes das áreas de direito e administração.
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: foto colorida que mostra, lado a lado, as desembargadoras Anglizey Solivan de Oliveira e Clarice Claudino da Silva e a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, cada uma segurando a sua placa de homenagem da Ibajud. Foto 2: foto que mostra o advogado Breno Miranda sendo entrevistado. Ele é um homem pardo, de olhos, cabelos e barba pretos, usando camisa branca, gravata azul-celeste e terno azul-marinho. Foto 3: foto em plano aberto que mostra a plateia do auditório lotada de pessoas, a grande maioria advogados.
 
Celly Silva/Fotos: Lucas Figueiredo 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora