Onze projetos de empreendedorismo serão apresentados na Feira do Jovem Empreendedor, no Centro Juvenil de Poxoréu neste sábado (05.12). Os projetos são da Escola Técnica Estadual (ETE) e apresentam possibilidades de comércio e serviços que vão de pizza no palito à jardinagem.
A feira é o resultado do curso Despertar, a qualificação oferecida pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Seciteci), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aos professores das ETEs. Todos os professores da ETE de Poxoréu se inscreveram no curso e todos o finalizaram. Com isso a unidade se tornou a única com 100% dos professores qualificados como multiplicadores empreendedores.
A parceria entre a Seciteci e o Sebrae oferece cursos de empreendedorismo para professores e para o público jovem por meio de um termo de cooperação do projeto Educação Empreendedora. A proposta é apresentar a opção de abrir o próprio negócio. O Sebrae disponibiliza profissionais para dar orientação empresarial em três modalidades de curso: Crescendo e Empreendendo, Jovem Empreendedor e Despertar.
Os dois últimos serão ofertados nas Escolas Técnicas Estaduais como complementação dos cursos já em andamento, enquanto o Crescendo e Empreendendo foi realizado nos Centro de Acesso Tecnológico para Inclusão Social (Catis). O objetivo da capacitação é não apenas tornar os professores em incentivadores do empreendedorismo, mas incorporá-lo na cultura escolar.
Na Feira do Jovem Empreendedor as 11 tendas estarão em operação a partir das 17h00 e terá música ao vivo com Kássia Reis e Wagner. Mais informações podem ser obtidas no fone 66 9979 0652, com o professor Adenilson de Oliveira, coordenador do evento.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.