Connect with us

MATO GROSSO

Segurança comemora dia Estadual do Conselheiro Comunitário

Publicado

em

Nesta quarta-feira (02.11) é celebrado o dia estadual do conselheiro comunitário, cidadão que exerce voluntariamente o elo entre a comunidade e as forças de segurança do Estado. Em Mato Grosso existem 125 Conselhos Comunitário de Segurança Pública (Consegs). Com reuniões mensais com a população, os representantes das comunidades levam até os gestores da Segurança os problemas e apontam as melhorias necessárias.

“O conselheiro comunitário exerce papel fundamental entre a comunidade e a polícia. O Conseg é um segmento da Polícia Comunitária em que a população pode direcionar as necessidades para melhoria das ações em cada região”, explicou o gerente estadual de Polícia Comunitária, tenente-coronel PM Esnaldo de Souza Moreira.

Representantes da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Politec e prefeitura de cada municípío participam dos debates para os avanços regionais.

O secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, reconhece a importância dos conselheiros comunitários e os parabeniza pela data. “Toda a política de Segurança Pública é destinada ao cidadão e ninguém melhor que um conselheiro comunitário para fazer o elo entre o Estado e o morador de cada bairro representado. É conversando e trocando ideias que construimos a segurança esperada para todos. Parabéns conselheiros de Mato Grosso pelo dia”, falou.

Já o secretário executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre, ressalta que o trabalho de cada conselheiro promove avanços nas novas estratégias adotadas pela Secretaria de Segurança Pública.

“O ano de 2015 foi um marco de afirmação de uma relação transparente e direta com os Consegs. Cada conselheiro, a seu modo, contribuiu decisivamente para a elaboração das novas estratégias de segurança pública, as quais tenho certeza que estão no caminho certo e darão resultados. Um abraço a cada conselheiro pelo dia estadual que hoje se comemora”, disse Fábio Galindo.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil deflagra Operação Cafofo para cumprimento de mandados de prisão

Publicado

em

Por

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).

As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.

Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.

Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.

Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.

Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.

A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.

Nome

A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora