Connect with us

Sorriso

Representantes de Sorriso participam do Fórum Nacional de Segurança Pública

Publicado

em

Evento debateu a inclusão das Guardas Municipais no rol dos órgãos de segurança pública descrito no artigo 144 da Constituição Federal

A integração e o compartilhamento de ações de segurança para reduzir os índices de criminalidade em âmbito municipal nortearam os debates do Fórum Nacional de Segurança Cidadã e Defesa Civil, realizado entre os dias 26 e 29 de setembro, em Fortaleza (CE). Ao todo, o evento reuniu representantes de 190 municípios oriundos de 25 estados da Federação.

Na avaliação do secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil de Sorriso, José Carlos Moura, o evento reascendeu a discussão sobre a necessidade de os municípios serem contemplados com recursos específicos para a segurança pública.

“Sorriso está localizada numa região estratégica do país o que, de certa forma, nos possibilita investir na estruturação da Guarda Municipal. No entanto, sabemos que essa não é a realidade da maioria dos municípios brasileiros”, disse Moura ao antecipar que o secretário Nacional da Segurança Pública, Tadeu Alencar, assegurou a ampliação de recursos para o custeio de serviços dessa natureza.

Outro ponto defendido pelo representante sorrisense foi a criação do Conselho Nacional dos Comandantes das Guardas Municipais, cujo o coordenador da Guarda Municipal de Sorriso, Márcio Pires, assumiu a vice-presidência da Região Centro-Oeste.

Segundo Pires, que também participou do Fórum de Segurança, a primeira pauta do conselho é a inclusão das Guardas Municipais no rol taxativo dos órgãos de segurança pública descrito no artigo 144 da Constituição Federal.

“Dentre as atribuições das Guardas estão a proteção de bens, serviços e instalações pertencentes aos municípios, bem como a integridade física e a segurança de toda e qualquer pessoa. Sendo assim, nada mais justo que nossa função esteja inserida na constituição para que tenhamos as mesmas obrigações e direitos dos demais servidores da segurança pública”, assinala.

“Compartilhamos nossa expertise e também assimilamos muitas experiências exitosas. A próxima etapa é transmitir esse aprendizado para os demais integrantes da tropa, e com isso melhorar ainda mais a segurança pública de Sorriso”, complementa Moura.

Entre as ações já definidas pela Administração Municipal está o reforço em trabalhos sociais, educativos e preventivos a fim de criar um vínculo ainda maior com membros de entidades representativas e religiosas, profissionais de ensino, estudantes, comerciantes e a sociedade de modo em geral.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Emoção marcou a formatura de mais uma turma do Projeto Social Bombeiros do Futuro

Publicado

em

Por

A última sexta-feira, dia 22, foi muito especial para 103 crianças que integraram a turma do segundo semestre de 2024 do Projeto Social Bombeiros do Futuro (PSBF). Junto aos familiares, eles receberam os certificados de conclusão do projeto. E conforme a madrinha do projeto, a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, o momento foi muito emocionante.

E ao falar de emoção, Jucélia citou a mamãe Elci que representou todos os pais no projeto. Elci é mamãe do pequeno Gustavo Santos Pacheco. Ela conta que o projeto fez toda a diferença e de forma muito postiça nas manhãs de sábado do pequeno. “Cada lição ele levará para a vida”, afirma Elci.

Presente no evento, o prefeito Ari Lafin, também parabenizou as crianças e familiares. Para Ari, o projeto é transformador e muda a vida de todos os envolvidos.

As manhãs de sábado também tiveram outra cor para a soldado BM Kátia Cordeiro. Acostumada a atuar no Projeto Social, Kátia desempenhou outro papel nos últimos quatro meses. Além de repassar seus conhecimentos para mais de 100 crianças, o olhar da bombeira estava sob o filho Pablo, 9 anos, que integrou o projeto. Pablo também recebeu as instruções sob o olhar atento do papai Leonardo Frais. “Quando as crianças estão sob nosso cuidado, o quartel inteiro se compromete, cuida, ensina, é responsável por cada criança que nos é confiada”, frisa Kátia.

Realizado em Sorriso desde 2006, o PSBF é motivo de orgulho para a Administração Municipal e também para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Responsável pela 10.ª Companhia Independente de Bombeiros Militar Alves Daroit, o major BM Leandro Kunze, ressalta que os militares tem muito carinho pelo projeto.

“Nossos militares – homens e mulheres do Corpo de Bombeiros, dedicam seu tempo de folga para estar presentes e auxiliar na formação de cada criança. Durante todos esses sábados, tivemos militares que saíram de suas casas, deixaram de estar com a família ou viver seu momento de folga para estar com essas crianças”, salienta.

Nessa edição a turma esteve sob a coordenação do 2.º sargento BM Valdeir Dantas Andrade. Dantas ressalta que o conteúdo foi voltado às atividades de atuação do Bombeiro Militar. As crianças receberam aulas teórica e práticas de atividades em altura, buscas com cães, buscas terrestres, hinos e canções/cidadania/civismo, mergulho e salvamento aquático, ordem unida, noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes, nós e amarrações, educação ambiental, educação para o trânsito, prevenção e combate a incêndio urbano e florestal.

Vale lembrar que Sorriso é o berço estadual do Bombeiros do Futuro que nasceu em 2006 e desde então mais de 2,4 mil crianças e adolescentes já passaram pela formação. Além do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura Municipal, o projeto contou com o apoio de empresários locais, ONGs e monitores.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora