Connect with us

Cuiabá

Fofuras resgatadas de maus-tratos que estão à espera de uma família participam de ensaio fotográfico; Feira de adoção será dia 7

Publicado

em

A Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, vinculada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, realizou na segunda-feira (2) uma sessão de fotos com vários cãos adultos e filhotes e de um gatinho. A atenção dedicada aos animaizinhos integra a programação da I Semana Municipal dos Animais que se estenderá até o dia 7 deste mês. Entre os objetivos está o de comemorar o dia 04 que é Dia Mundial dos Animais e estimular o amor aos animais, na tentativa de reduzir os casos de abandono. Cerca de 10 cães participaram da ação denominada Ensaio Fotográfico Pets na Praça Alencastro.No próximo dia 7, os animais estarão à disposição para adoção, no Parque Tia Nair, a partir das 16h.

“É a oportunidade de preparar nossos animais para a adoção. Esse contato com as pessoas é uma maneira de deixá-los mais a vontade, de estabelecer vínculos e trocar afeto. Eles são dóceis e precisam de um lar, estão prontos para ir para uma casa amiga e fraterna. Não temos espaço para abraçar a todos definitivamente. Fazemos o papel de intermediação para que ganhem novos lares”, declarou a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Andrea de Melo.

Vários servidores da Bem-Estar acompanharam a sessão fotográfica, pois os animais dependem de atenção constante quando estão fora do reduto deles. Que o diga os felinos, que não encondem a dificuldade de manter o sossego para as fotos. Segundo Andrea de Melo, o temperamento deles diverge bastante dos cães, não param quietos e nem conseguem ficar muito tempo no colo. Eles se estressam muito rápido então é arriscado levar, e ainda o ambiente muito quente, com muita gente, impede de levar muitos gatos. Portanto, torna mais difícil o trabalho fotográfico.

Cidadãos que passaram pela Praça Alencastro também puderam tirar fotos com os bichinhos e manifestar o seu amor pela causa. O trabalho se estendeu por quase duas horas, ou seja, até que o sol permitiu, pois o calor não dá trégua.

“É gratificante ver como eles estão hoje e ver que é o resultado do nosso trabalho. Recebemos muitas denúncias e quando eles chegam para nós é muito triste, desnutridos, magros, com carrapatos, é de dar dó. É um trabalho em conjunto, conseguimos estabilizar a questão da fiscalização junto à Secretaria Municipal de Ordem Pública nas ações, então, vê-los assim bonitos e saudáveis é motivo de alegira, mas porque? Por que foram resgatados e receberam os cuidados necessários de alimentação e saúde”, relatou a coordenadora de Educação e Combate a Maus Tratos, Rosamary Marques Figueiredo.

Rosamary também destacou a importância do banco de ração instituido pelo prefeito Emanuel Pinheiro. “Foi uma grande sacada do prefeito pela causa animal que precisa de ajuda e de alimentação. O banco de ração tem dado um respaldo muito grande aos cuidadores e protetores de animais”.

PROGRAMAÇÃO

03/10 – 8h30 – Blitz Animal Praça Alencastro, Praça da República e Praça Ipiranga

04/10 – 8h30 – Blitz Animal Terminal – CPA I e CPA III

05/10 – 8h30 – Blitz Animal Estação Bispo e Praça Maria Taquara

07/10 – 16h – Feira de adoção Parque Tia Nair

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora