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Greve em SP: capital tem trânsito acima da média com paralisações

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Manhã desta terça (3) registrou lentidão em diversos trechos da capital paulista
Reprodução / Twitter – 02.10.2023

Manhã desta terça (3) registrou lentidão em diversos trechos da capital paulista

Na manhã desta terça-feira (3), a cidade de São Paulo registrava trânsito lento devido à greve de trens e metrôs, que começou a ser registrada ainda nesta madrugada. Em comparação com o mesmo dia e horário da semana passada, quando não havia paralisações dos transportes públicos, a lentidão de hoje está acima da média.

Por volta das 7h desta terça, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou 443 quilômetros de filas de veículos nas vias da capital paulista. Na terça-feira passada, no mesmo horário, o registrado pela CET era de 302 quilômetros de lentidão. A diferença de uma semana para a outra é de 141 quilômetros.

O trânsito em decorrência da greve, no entanto, não significa situação grave, conforme a companhia. Às 8h, o total era de 598 km de filas de veículos na cidade. Na semana passada, o número era de 566 km.

A CET começou a divulgar os números absolutos de trânsito na capital desde março deste ano, dos 20 mil km de vias monitoradas da cidade. Antes, a companhia divulgava apenas o índice de lentidão a partir de 868 km de vias.

Neste momento, pouco antes das 10h, conforme a companhia, a lentidão por região está em:

  • Norte — Lentidão: 69 km(12%);
  • Oeste — Lentidão: 149 km(26%);
  • Centro — Lentidão: 54 km(9%);
  • Leste — Lentidão: 168 km(29%);
  • Sul — Lentidão: 142 km(24%).

Nesta terça, funcionários do Metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) fazem uma greve conjunta por 24 horas em São Paulo. A paralisação começou a partir da meia-noite de hoje.

O ato acontece em protesto aos projetos de privatizações do governo, que também incluem as redes metroferroviária e a de saneamento.

Quais linhas afetadas pela greve?

  • As linhas do Metrô 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata terão suas atividades interrompidas, de acordo com o sindicato;
  • Da CPTM, o sindicato irá paralisar todas as linhas de gestão pública: 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

As linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô, que são operadas pela iniciativa privada, continuarão funcionando normalmente. E as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM também, pelo mesmo motivo.

*Em atualização

Fonte: Nacional

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Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

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Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

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Fonte: Nacional

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