Connect with us

Sorriso

Boas práticas desenvolvidas em Sorriso são elogiadas por técnicos do MAPA

Publicado

em

Servidores percorreram 12 Municípios inclusos no projeto BID Pantanal

A chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural da superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Janice Barddal, elogiou as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Sorriso em prol do fortalecimento da agricultura familiar.

Coordenadora técnica do programa BID Pantanal, o qual prevê investimentos na ordem de R$ 1 bilhão em 12 municípios da Baixada Cuiabana, Janice afirmou que as boas práticas implementadas pela Administração Municipal irão contribuir na elaboração de uma carta-consulta a ser apresentada ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Criado em 1995, o programa estava paralisado desde 2003. A retomada do BID Pantanal foi anunciada em maio deste ano pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante o II Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas, em Cuiabá.

“Depois de percorrer todos os municípios inclusos no programa a gente decidiu visitar Sorriso. Saímos daqui muito impressionados com o que vimos e com o que ouvimos dos pequenos produtores rurais. As experiências vivenciadas com a piscicultura, hortifruti, bacia leiteira, com o Abatedouro Municipal de Aves, entre outras igualmente exitosas, podem ser estendidas para outras regiões do estado”, afirmou Janice, durante uma reunião com o gestor do Município Ari Lafin, nesta sexta-feira (29).

De acordo com ela, as visitas são “para levantamento de informações, captação e avaliação de sugestões de projetos envolvendo renda, saneamento, infraestrutura e educação, com interface na agropecuária, junto às prefeituras e à sociedade organizada”.

A previsão é de que os projetos sejam iniciados me 2024. O BID Pantanal também deverá ser oferecido no Mato Grosso do Sul. Além do Centro-Oeste do país, o BID também deverá financiar projetos no Norte e no Nordeste.

Responsável pela Unidade Técnica Regional da Agricultura (UTRA), em Sorriso, o auditor fiscal do MAPA, Omar Roberto da Silvam, antecipou que o Governo Federal deve atuar conjuntamente para potencializar as ações efetivadas pelo Município.

“Estamos trabalhando para tornar acessível o compartilhamento dessas informações. Se a metodologia está dando certo em Sorriso, acreditamos que não será diferente nas demais cidades de Mato Grosso”, contextualiza.

Entre as propostas trazidas pelo auditor, está a realização de um evento nacional para tratar das questões relacionadas a aviação agrícola, além dos serviços ofertados pelo órgão federal.

“Temos que usar a tecnologia a nosso favor e desconstruir essa ideia de que a agricultura e a preservação ambiental são áreas antagônicas. Em Sorriso, o agronegócio é parceiro da Administração Municipal em ações de conscientização ambiental e de valorização do pequeno produtor”, assinala.

“A agricultura familiar exerce um papel relevante na economia local. Portanto, promover o desenvolvimento da cadeia produtiva dessas áreas é um interesse de todos. Como gestor, fico muito feliz em ver que as ações desenvolvidas pela Administração Municipal ultrapassaram fronteiras e hoje são fonte de inspiração para o restante do país”, ressalta Ari Lafin.

Para identificarem as propriedades rurais atendidas pelos programas, os técnicos do MAPA contaram com apoio das equipes da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa).

Também participaram da reunião, o gestor e o secretário-adjunto da pasta, respectivamente, Marlon Zanella e Enivaldo Golmini.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Projeto de intervenção urbana “A Arte Questiona a Vida” transforma ruas de Sorriso

Publicado

em

Por

Produção é parte de um esforço contínuo de promover a arte local e suas reflexões sobre a vida cotidiana

A frase “O preço de qualquer coisa é a quantidade de vida que você troca por isso”, de Henry Thoreau, é uma das reflexões que a arteterapeuta Gabriela Neves escolheu para seu projeto de intervenção urbana, intitulado “A Arte Questiona a Vida”, realizado nas últimas semanas pelas ruas de Sorriso, MT.

Contemplado pelo Edital Nº003/2023 “Produções Audiovisuais”, da Lei Paulo Gustavo, o projeto visou evidenciar o impacto que a intervenção artística pode ter no cotidiano urbano. Para isso, Gabriela e sua equipe espalharam 230 pôsteres artísticos (lambe-lambes), instalaram 6 painéis e organizaram 4 intervenções interativas, com o intuito de provocar a população a refletir sobre a vida, a arte e o estado atual da sociedade.

A proposta foi de trazer a arte para o dia a dia da cidade, criando momentos de pausa e introspecção em meio à rotina agitada. De acordo com Gabriela, a experiência foi gratificante e desafiadora. “Atividades artísticas de intervenção social não tradicional, como essa, têm um papel transformador. A arte urbana é uma poderosa ferramenta de intervenção coletiva, capaz de modificar tanto o cenário urbano quanto a realidade individual de cada um”, afirma a artista.

Esse projeto não só trouxe um novo olhar sobre os espaços públicos de Sorriso, como também envolveu a comunidade, que foi surpreendida por mensagens e imagens que incentivam a reflexão e o diálogo sobre a vida e a sociedade.

O vídeo do projeto “A Arte Questiona a Vida” está programado para ser exibido até o final deste ano. Ele fará parte de um conjunto de produtos audiovisuais que estão sendo produzidos no Município ao longo de 2024. A data exata da exibição ainda será definida, e assim que for confirmada, a população será informada.

Sobre a artista

Gabriela Neves é artista plástica e psicóloga. Há doze anos trabalha com o entrelaçar desses saberes nas políticas públicas de saúde, assistência social e cultura. Nos últimos três anos tem desenvolvido, no município de Sorriso MT, diversos projetos culturais que trazem, como plano de fundo, ações de impacto na saúde mental. Como produtora cultural, já desenvolveu trabalhos de pintura, literatura, artesanato, audiovisual e intervenção urbana.

Instalações interativas

Banco de Memórias: Um banco na Avenida Blumenau foi transformado em uma instalação interativa com balões e uma placa que perguntava “Qual sua memória mais bonita?”. Os participantes eram convidados a escrever e compartilhar memórias, incentivando reflexão sobre momentos especiais.

Dispositivo Antiestresse: Em um coqueiro e em um ponto de ônibus, foram instalados 20 metros de plástico bolha com uma placa “Antiestresse”. A intervenção incentivava as pessoas a interagirem, desestressando ao estourar as bolhas.

Caixa de Flores: Uma caixa com flores foi pendurada em uma árvore com a frase “Se estiver triste, pegue uma flor”. A intervenção proporcionou conforto emocional a quem passava, levando a momentos de emoção e conexão com estranhos.

Dado do Amor: Um dado gigante foi colocado em um gramado, com perguntas e mensagens sobre o amor em cada face. A proposta era provocar reflexão e diversão sobre esse sentimento universal.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora