Ao menos 13 pessoas morreram em um incêndio que atingiu um complexo de boates em Múrcia, na Espanha, na madrugada deste domingo (1º). Os bombeiros locais informaram que conseguiram conter o fogo, mas seguem trabalhando no local.
O complexo conta com três casas noturnas – Teatre, La Fonda e Golden -, e todas foram atingidas pelas chamas. A boate mais afetada pelo incêndio foi a Fonda, onde os mortos foram encontrados. Danificado pelo fogo, o telhado do local desabou.
🔴 Extinguido incendio discoteca zona atalayas, seguimos trabajando en la zona. pic.twitter.com/U1DnRjDRor
Depois do fogo ter sido controlado, as equipes de emergência entraram no local, onde procuram por mais desaparecidos. Além disso, os bombeiros focam em evitar o desabamento da estrutura.
O prefeito de Múrcia, José Ballesta, decretou luto oficial de três dias na cidade por conta da tragédia.
“O trabalho de extração das vítimas é exaustivo, os bombeiros saem, revezam-se no terreno com oxigénio, têm que beber água porque é muito difícil extraí-los”, disse o prefeito, segundo o jornal local La Verdad.
Ao que tudo indica, todos os mortos fazem parte de um mesmo grupo de amigos que comemorava o aniversário na boate, informa o jornal. A polícia investiga as causas do incêndio.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.