Connect with us

Cuiabá

Semana do Turismo em Cuiabá é encerrada com moção de aplausos aos colaboradores do setor

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Turismo de Cuiabá – SMT encerrou a semana comemorativa ao dia Mundial do Turismo com Moção de Aplausos aos colabores do setor.

Ao todo, mais de 60 profissionais entre turismólogos, guias de turismo gestores, representante do Trade Turístico, servidores e colaboradores do setor turístico de Cuiabá, foram homenageados na noite de sexta-feira, 29 na sede da SMT localizada no Museu do Rio.

O evento, que teve a participação de ex-gestores da Pasta foi uma iniciativa do secretário de Turismo, Lincoln Tadeu Sardinha e do vereador por Cuiabá Rogério Varanda.

Ex-secretário adjunto do Turismo, o vereador salientou a importância de valorizar esses profissionais.

“Eu fui adjunto dessa Secretaria, participei dentre outros, do processo de mudança de sede e sei o quanto cada homenageado luta para entregar para os nossos turistas o melhor de nossa cidade. É uma homenagem justa que eu faço questão de prestigiar”, disse Varanda.

Emocionado, o secretário Lincoln agradeceu ao comprometimento dos homenageados em especial de sua equipe que em cinco meses tem contribuído para que Cuiabá avance nas ações de destravamento do setor.

“Esse evento que além do Dia Mundial do Turismo, celebra também o dia do turismólogo é a nosso carinho à todos vocês que tem ajudado a gestão Emanuel Pinheiro avançar nessa área tão importante para nossa capital e para os demais municípios do Estado. Obrigada vereador Varanda por além de nos conceder essa Moção de Aplausos, ter feito parte dessa equipe que de todo coração quero agradecer por serem meu apoio nessa missão de entregarmos o maior polo turístico dos últimos tempos para nossa amada capital”, declarou emocionado.

No mesmo clima de emoção, a turismóloga efetiva da SMT, Silvana Abdala, avaliou o evento como único.

“Sobretudo, receber essa prestigio especialmente no dia do turismólogo demostra o carimbo dos nossos gestores com todos nós que pensamos o turismo e os impactos que ele trás aos munícipes e aos nossos turistas. Enquanto servidora efetiva que há 15 anos vive essa realidade, sinto-me lisonjeada”, finalizou a servidora.

Além do secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo representando o prefeito Emanuel Pinheiro, participaram do evento o grupo “Bossa Nova In” que finalizou as festividades com apresentações musicais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Professores da rede pública municipal de educação participam de oficina sobre cultura indígena

Publicado

em

Por

Professores de Artes da rede pública municipal de educação participam, no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), da oficina “Cantos da floresta – enveredando-se pelas culturas indígenas brasileiras”. A proposta é estimular os educadores a refletirem sobre o universo indígena, em toda sua diversidade cultural, a partir das músicas indígenas brasileiras. A palestra foi ministrada pela musicista e pesquisadora independente de músicas do mundo e das culturas indígenas brasileiras, Magda Pucci.

A regente professora Eliane de Castilho Lírio explicou que a oficina oportuniza aos profissionais uma vivência com as tradições de alguns grupos indígenas de diferentes partes do país como Kambeba, Krenak, Paiter Suruí, Kaingang, Ikolen-Gavião, Xavante, Mbya Guarani, Guarani Kaiowá e povos do Rio Negro. “A proposta é abordar questões como a escuta atenta da diversidade musical desses povos; o contexto histórico e social com alguns costumes, ritos, mitos e brincadeiras; e práticas musicais com diversos cantos, a fim de proporcionar aos professores uma experiência das nossas mais remotas origens, além de também alimentar o professor com sugestões de atividades lúdicas para a inclusão da temática indígena nas unidades educacionais”, disse Eliane de Castilho.

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar acompanhou a abertura do evento formativo e destacou a importância da iniciativa. “A Secretaria Municipal de Educação atua para fortalecer o conhecimento em todas as áreas e hoje estamos aqui, os profissionais de arte, nesse momento importante de interação e fortalecimento da prática pedagógica, melhorando suas propostas de trabalho nas unidades educacionais e quem ganha são os estudantes com um ensino de qualidade”, destacou Débora Marques Vilar.

A palestrante Magda Pucci salientou ser fundamental que os professores tenham conhecimento, acesso e uma iniciação sobre a presença e multiplicidade de povos indígenas no Brasil e em Mato Grosso onde existem cerca de 19 povos indígenas. A pesquisadora falou sobre o Parque do Xingu, um dos lugares que considera como um dos mais lindos do país, com uma cultura indígena muito bem preservada e citou o Kuarup, um ritual fúnebre sagrado realizado pelos povos indígenas do Alto Xingu e o Jauari, uma festa de guerra do povo Kalapalo, ente outros.

“Há uma grande dificuldade em incluir esses repertório e conteúdo na sala de aula. Não é só acolher a criança indígena, mas trabalhar artisticamente, historicamente, contextualmente esses vários universos. São 305 povos, mais de 250 línguas em todo o país, imagina essa diversidade. Infelizmente na nossa formação não tivemos isso então, acho importante como professores e educadores, que possamos buscar esse conhecimento. Espero que essa oficina seja um estimulo para os profissionais”, disse Magda Pucci.

A oficina contou com a participação de estudantes da orquestra de flautas da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Tereza Arcos Krause. O evento foi realizado no último dia 21.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora