Connect with us

BRASIL

RN terá chuvas intensas e ventos de até 100 km/h, alerta Inmet

Publicado

em

Alertas de chuva abrangem todo o território do Rio Grande do Norte
Inmet/Reprodução – 02.03.2023

Alertas de chuva abrangem todo o território do Rio Grande do Norte

O território do Rio Grande do Norte está sob alertas de chuvas intensas e ventos de até 100km por hora entre esta quinta-feira (2) e a manhã de sexta (3), aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o instituto, um alerta laranja – de perigo – abrange cerca de 70 municípios potiguares, mais próximos ao litoral Leste potiguar, incluindo a capital, Natal. O aviso começou que começou às 10h desta sexta-feira (3) prevê chuvas de até 100 mm por dia e ventos intensos, entre 60 100 km por hora. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Ainda de acordo com o Inmet, a recomendação é que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Aos motoristas, a orientação é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Aparelhos elétricos e quadros geral de energia devem ser desligados. 

Além disso, as cidades que não estão em alerta laranja, ainda assim, têm perigo potencial, de cor amarela, e têm previsão de chuva de até 50 mm por dia e ventos com até 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Para estas cidades o aviso também vale até às 10h de sexta (3).

Veja cidades com alerta laranja, segundo Inmet:

Arês Baía Formosa Barcelona Bento Fernandes Bom Jesus Brejinho Caiçara do Norte Caiçara do Rio do Vento Canguaretama Ceará-Mirim Espírito Santo Extremoz Galinhos Goianinha Guamaré Ielmo Marinho Jandaíra Januário Cicco Jardim de Angicos João Câmara Jundiá Lagoa d’Anta Lagoa de Pedras Lagoa de Velhos Lagoa Salgada Lajes Macaíba Macau Maxaranguape Montanhas Monte Alegre Natal Nísia Floresta Nova Cruz Parazinho Parnamirim Passa e Fica Passagem Pedra Grande Pedra Preta Pedro Avelino Pedro Velho Poço Branco Pureza Riachuelo Rio do Fogo Ruy Barbosa Santa Maria Santo Antônio São Bento do Norte São Gonçalo do Amarante São José de Mipibu São José do Campestre São Miguel do Gostoso São Paulo do Potengi São Pedro São Tomé Senador Elói de Souza Senador Georgino Avelino Serra Caiada Serra de São Bento Serrinha Sítio Novo Taipu Tangará Tibau do Sul Touros Várzea Vera Cruz Vila Flor

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Nacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora