Connect with us

Cuiabá

Prefeito entrega a requalificação completa da Avenida Rui Barbosa, que agora conta com ciclofaixa, iluminação em LED, paisagismo e reforço na segurança

Publicado

em

O prefeito Emanuel Pinheiro e o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, entregaram, na noite desta quarta-feira (26), a requalificação da importante Avenida Rui Barbosa, que beneficia cerca de 40 mil pessoas dos bairros Jardim Universitário, Recanto dos Pássaros, Jardim Imperial e também daqueles que moram nas regiões Leste e Sul de Cuiabá. As obras foram realizadas em conjunto entre as secretarias de Obras Públicas e Mobilidade Urbana (Semob), além da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

A transformação da Avenida contou com o recapeamento de 2,5 quilômetros, nos dois sentidos da via, criação de vagas de estacionamento, nova sinalização viária, modernização do sistema de iluminação pública e paisagismo no canteiro central e ciclofaixa. Esta obra é esperada há mais de 20 anos pelos moradores da região e, após solicitações do vereador Luís Claudio e do deputado Juca do Guaraná, por meio de uma emenda do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, foi possível realizar as melhorias no local.

“É um compromisso com a população entregar esta obra e as ações, projetos, benefícios que melhoram diretamente a qualidade de vida da população. Essa Avenida Rui Barbosa, vocês lembram como estava totalmente abandonada, esburacada, asfalto de péssima conservação com o passar do tempo, com essas chuvas intensas, arrebentou o asfalto. Fizemos todo o processo, procuramos o deputado federal Emanuelzinho, conseguimos os recursos e com uma luta incansável do nosso deputado Juca do Guaraná e do nosso vereador Luiz Cláudio, conseguimos fazer essa grande e linda obra que confiei ao Stopa para coordenar e, hoje entregamos essa avenida que liga o Moinho aqui à região da Viola de Cocho, Jd. Universitário, Imperial I e Recanto dos Pássaros e condomínios adjacentes. Entregamos uma avenida totalmente requalificada, recapeada, urbanizada no canteiro central com inclusive com o paisagismo, iluminação dando mais valor e mais charme para a avenida e com muito mais segurança para a população, além da iluminação horizontal e vertical feita com muita eficiência pela Semob. Além de uma via que vai melhorar a segurança, a mobilidade urbana e o trânsito na região, vai dar mais qualidade de vida e vai embelezar e dar um charme que toda essa linda região merece”, destacou o prefeito.

A via que dará mais conforto, qualidade de vida e mobilidade urbana à comunidade local, vai garantir mais fluidez no trânsito.

O secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, conta que além da Rui Barbosa, Cuiabá está passando por um grande processo de abertura de novas vias e de ações de melhoramento da pavimentação.

“O trabalho tem que ser feito com qualidade, como foi feito na Rui Barbosa, para recapear toda a via com pavimento novo que terá durabilidade de mais alguns anos, e toda sinalização viária, com luz LED e ciclovia, é uma obra padrão Emanuel Pinheiro, que vai beneficiar o trânsito e melhorar o fluxo no dia-a-dia”, contou.

A revitalização dessa via estratégica corta diversos bairros e conecta regiões Leste e Sul da cidade. “Com a ajuda do nosso deputado federal, Emanuelzinho, do vereador Luis Cláudio, do Juca do Guaraná como deputado, estamos entregando uma avenida 100% recapeada, 100% requalificada, com Juares Samaniego e equipe da Semob, que é sempre parceira e está sempre realizando um grande trabalho junto com a Secretaria de Obras, e também a Limpurb que transformou isso aqui, com a iluminação e paisagismo. E o nosso compromisso é continuar caminhando e trazendo cada vez mais benefícios a toda essa região, reforçar o compromisso com o Imperial I e II, Recanto dos Pássaros e demais bairros adjacentes”, disse.

O presidente do bairro Recanto dos Pássaros, Ronald Mussi, expressou sua alegria com a restauração da Avenida Rui Barbosa, que desempenha um papel importante não apenas para o seu bairro, mas para toda a região e traz benefícios consideráveis, melhorando a qualidade de vida, a mobilidade urbana e a segurança de milhares de residentes.

“A importância e o impacto dessa via são um grande avanço para a nossa região, não só para o Recanto dos Pássaros, mas para toda a região do Moinho. Essa via representa qualidade de vida, melhoria de mobilidade urbana, mais segurança. Temos aqui a implantação das lâmpadas de LED, melhoria de segurança, paisagismo. Aqui é um corredor e passam moradores da região do Osmar Cabral, Pedra 90, Tijucal e então, moradores reclamavam, xingavam, de pneu estourado ou suspensão. E agora, os comerciantes aqui da região estão fomentando o comércio local e agradecem muito à gestão Emanuel Pinheiro”, comentou.

Estiveram presentes: o secretário de Governo, Wilton Coelho, secretário adjunto especial de Relações Comunitárias, Ricardo Lobo, secretário de Planejamento, Eder Galiciani e líderes comunitários da região.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora