Para acompanhar de perto o andamento do Projeto Cibus – “Você tem fome de Quê?”, no município de Apiacás, o promotor de Justiça substituto Adalberto Biazotto Junior realizou no dia 21 de setembro visita às três instituições de ensino que foram contempladas com a iniciativa. A vistoria, realizada nas escolas Guilherme de Almeida (Gleba Arumã), Paulo Freire e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), contou com a participação do engenheiro agrônomo do Centro de Apoio Operacional, Rodrigo Dondé Castro.
“O acompanhamento permanente busca garantir o sucesso e a eficácia do projeto Cibus, que tem como objetivo melhorar a alimentação escolar e conscientizar os alunos sobre práticas alimentares saudáveis”, ressaltou o promotor de Justiça substituto.
Segundo o promotor, representantes das secretarias municipais de Educação e Agricultura de Apiacás também participaram da inspeção. A visita proporcionou a identificação das fragilidades para a efetivação do programa, bem como a orientação técnica necessária para a continuação das atividades.
O projeto Cibus – Você tem fome de quê? é uma iniciativa que promove o acesso à alimentação adequada e de qualidade, contribuindo para reduzir a insegurança alimentar. “Apiacás é o único município do estado em que a APAE aderiu ao projeto, cujo estágio de desenvolvimento encontra-se avançado e, tão logo, estará propiciando aos alunos a experiência de participar ativamente do projeto, com atividades sensoriais, recreativas e estimulantes”, acrescentou.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.