Connect with us

BRASIL

Comandante do Exército expôs pedido golpista de Bolsonaro, diz jornal

Publicado

em

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), à esquerda, e o ex-comandante do Exército, General Freire Gomes, à direita
Antônio Cruz/Agência Brasil – 19.04.2022

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), à esquerda, e o ex-comandante do Exército, General Freire Gomes, à direita

O ex-comandante do Exército, general Freire Gomes, relatou a pessoas próximas que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados, incluindo alguns militares da reserva, fizeram apelos às Forças Armadas por um golpe contra a eleição de Lula (PT). As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Oito oficiais-generais revelaram que os relatos eram feitos em conversas pessoais, sem informar o Alto Comando da Força. O ex-chefe militar teria informado a outros militares que sempre respondeu a Bolsonaro e seus aliados que o Exército não embarcaria em aventuras, ainda segundo a Folha.

Freire Gomes e os ex-comandantes Almir Garnier (Marinha) e Baptista Junior (Aeronáutica) foram chamados cerca de dez vezes por Bolsonaro para reuniões no Palácio da Alvorada em novembro e dezembro, após a vitória de Lula.

Todas as reuniões aconteceram fora da agenda presidencial, e suas convocações se davam pelo celular do tenente-coronel Mauro Cid, então ajudante de ordens de Bolsonaro, ou por convocação do próprio ex-presidente.

O Exército teria decidido não apoiar planos golpistas, como pediam os apoiadores e eleitores de Jair Bolsonaro, sem uma posição formal do Alto Comando. Ela teria surgido em conversas espontâneas entre generais.

Mauro Cid afirmou, em delação à Polícia Federal (PF), que Bolsonaro teve planos golpistas, segundo revelou o UOL. Cid acusou Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, de manifestar-se favoravelmente às intenções golpistas durante as conversas.

Em janeiro deste ano, Garnier faltou à passagem de comando da Marinha para o almirante Marcos Sampaio Olsen – um ato inédito pós abertura política no Brasil, depois do período de Ditadura Militar.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora