Connect with us

MATO GROSSO

Emocionado, cacique Justino agradece primeira-dama de MT por ajuda a indígenas após incêndio

Publicado

em

A força-tarefa liderada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Casa Civil, sob a gestão do secretário Fábio Garcia, e da Secretaria de Estado de Assistência Social, sob a gestão da secretária Grasielle Bugalho, e da Defesa Civil, mobilizou em tempo recorde a ação solidária para atender os indígenas da Aldeia Santa Clara, em Campinápolis, a 600 km de Cuiabá, após o incêndio que destruiu nove casas.

Os atendimentos foram feitos através do programa SER Família Indígena. Também participaram da ação emergencial a Secretaria de Estado de Segurança Pública com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

De acordo com a Setasc, participaram do deslocamento missão: sete agentes da Defesa Civil, dois servidores da Setasc e dois policiais militares.

Eles levaram até a aldeia 300 cobertores do programa SER Família Aconchego; 300 cestas de alimentos e 300 kits de higiene e limpeza do SER Família Solidário; 300 peças de roupas diversas; 60 filtros de água e cinco barracas, na noite de sábado (23.09).

O cacique Justino Xavante, da Aldeia Santa Clara, agradeceu a primeira-dama do Estado, o governador Mauro Mendes e todas as pessoas que participaram da missão solidária.

“Como líder da minha comunidade, estou sentindo muito, mas assim mesmo agradecemos os apoios da primeira-dama Virginia que veio junto com o governador, ela sempre nos ajuda. Deus é grande e está com a gente”, agradeceu o cacique.

O governador firmou o compromisso com o cacique Justino de ainda nesta semana enviar o projeto para a construção de nove casas e um refeitório, e o deputado estadual Dr. Eugênio se comprometeu a destinar nove geladeiras e nove fogões para as famílias atingidas.

Para o ex-presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso, Crisanto Rudzö Tseremey’wá, da Aldeia Três Marias, a mobilização e a solidariedade demonstraram a atenção do Estado com a comunidade.

“Como é bom ser acolhido e receber a solidariedade. Agradeço primeiro a Deus, à dona Virginia Mendes e ao governador pelo espírito solidário, especialmente à primeira-dama de MT que não mede esforços para nos ajudar. Quando soube, ela mobilizou tudo o que essa comunidade precisava. Pude sentir de fato a atenção do Estado com nosso povo”.

“Eu vim ajudar meu vizinho, cacique Justino, porque o sentimento de tristeza dele é muito grande. Fiquei muito feliz com todo apoio que chegou. Estou muito agradecido e emocionado”, contou o cacique Lucas Mandu Xavante, da aldeia São José.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Bombeiros localizam corpo de jovem que desapareceu no Rio Teles Pires

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na tarde desta quinta-feira (21.11), o corpo de uma mulher de 21 anos, vítima de afogamento no Rio Teles Pires, nas proximidades da ponte da MT-222, na zona rural de Sinop (a 443 km de Cuiabá).

A mulher estava desaparecida desde a manhã de quarta-feira (20.11), quando a equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) foi acionada por uma testemunha para o resgate. A testemunha relatou que a vítima saltou de uma plataforma flutuante para o rio, emergiu brevemente com os braços para cima e, em seguida, submergiu, não sendo mais vista.

Imediatamente, os bombeiros militares se deslocaram até o local e iniciaram as buscas subaquáticas no ponto indicado como local do afogamento. Os mergulhadores realizaram buscas durante o dia, mas não obtiveram sucesso, retornando nesta quinta-feira para dar continuidade às operações.

O corpo foi encontrado a aproximadamente 6 km do último ponto de avistamento, boiando no rio. Os bombeiros militares retiraram a vítima da água e a conduziram até as margens do rio, onde o corpo foi entregue à Politec para os procedimentos legais. A Polícia Civil também foi acionada.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora