Connect with us

Sorriso

Roda de conversa aborda saúde mental e autocuidado

Publicado

em

Setembro carrega o tom amarelo. E não é à toa. O amarelo remete ao verão, luz, calor, descontração, otimismo e alegria. Na prática, sensações que quem está passando por problemas de saúde mental não consegue vivenciar de verdade. E para chamar a atenção e dizer “precisamos falar sobre saúde mental” é que o mês de setembro vem carregado de significados. E para falar mais disso, na última quinta-feira, 21 de setembro, a equipe do Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil (Integrar) realizou uma roda de conversa na Praça da Integração. Voltado à comunidade como um todo, o momento tratou sobre saúde mental e autocuidado. Além, de e apresentar a rede de atendimento disponível no Município para quem está precisando de ajuda.

Conforme a coordenadora do Integrar, Luciana Azevedo, o encontro foi aberto à comunidade. “Nossa meta no serviço de saúde é dar suporte para crianças, adolescentes e adultos portadores de sofrimento mental; Sorriso oferta esse serviço com qualidade em todas as fases da vida do paciente, tanto no Integrar quanto no CAPS e, contamos ainda com o apoio dos profissionais do AME”, explica. “nessa roda de conversa explicamos um pouquinho sobre cada serviço ofertado e como buscar essa ajuda”, salienta.

No Integrar

Luciana ressalta que no Integrar é ofertado um modelo terapêutico diferenciado, em que o usuário não é retirado de seu contexto social e relacional, funcionando como um serviço ambulatorial, com a presença de equipe multiprofissional, composta de médico psiquiatra, enfermeiro, psicóloga, educador físico e assistente social. O Integrar fica na rua Cuiabá, n.º 351 no bairro Bom Jesus. Para atendimento no Integrar, a criança ou adolescente deve passar por consulta e encaminhamento pelas equipes dos Programas de Saúde da Família (PSFs).

No CAPS

Ao contrário do Integrar, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Nova Vida | Maria Zélia da Silva Cosmos, o atendimento é por livre demanda, isso é, não é necessário encaminhamento. Basta comparecer à unidade com os documentos pessoais e o cartão SUS. Por lá, os pacientes recebem atendimentos individuais e em grupos, tanto com os usuários quanto com seus familiares, por meio de oficinas terapêuticas; projetos de inclusão social; inserção em cursos para entrada no mercado de trabalho; eventos de promoção e educação em Saúde Mental.

A equipe do CAPS é multidisciplinar composta por médico, enfermeira, psicólogos, assistente social, pedagoga, artesã, técnicos de enfermagem, educador físico, motorista, merendeira e zeladora. O CAPS atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, na Rua Adolino Bedin, Jardim América.

No AME

No Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME) também é ofertado tratamento psicológico e psiquiátrico. O encaminhamento para atendimento no espaço é realizado pelos profissionais das Unidades de Saúde da Família após avaliação inicial do paciente. O AME atende na Avenida Brasil, n.º 821.

Ampliando o debate

E para ampliar o debate e reforçar a ideia de que sim, é preciso falar sobre saúde mental, na próxima quinta-feira, 28 de setembro, a equipe estará discutindo saúde mental na Praça dos Jacarandás no Jardim Primavera. Aberto à comunidade em geral o encontro terá início às 18 horas.

Todas as ações também integram o trabalho desenvolvido pela Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies) da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas).

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Com retorno do período chuvoso, Semosp intensifica recuperação de vias públicas

Publicado

em

Por

Pasta disponibilizou contato via aplicativo de mensagens para que população possa informar locais com danos

Com o início do período chuvoso, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) está intensificando o trabalho de recuperação das vias públicas. Gestor da pasta, Milton Geller, pontua que o elevado volume de chuvas tem causado danos a pontos isolados das vias públicas. “A gente já sabe que esse é um problema comum em Sorriso na temporada de chuvas, por isso, estamos atentos e concentrando esforços”; frisa.

Hoje duas equipes realizam o trabalho de recuperação e manutenção, uma acompanha as equipes de coleta de resíduos sólidos, o lixo seco, e a outra está a postos para atender emergências.

Inclusive, as situações podem e devem ser repassadas para a equipe da Semosp por meio do (66) 99690-1823, via aplicativo de mensagens. A recomendação é que a população envie a foto e a localização exata do problema para que a equipe de emergência possa atuar com mais celeridade.

Geller aproveita para solicitar a compreensão dos transeuntes. “Pedimos aos motoristas que diminuam a velocidade ao avistar as equipes trabalhando, justamente para evitar acidentes”, destaca. Neste momento, não há ruas fechadas, contudo, “cautela no trânsito sempre é bom”, diz.

De acordo com o secretário, manter as vias em boas condições de trafegabilidade evita danos aos veículos, garante o conforto e, principalmente, a segurança de todos os usuários do trânsito. “Estamos atuando de maneira intensa, mas sempre respeitando as condições climáticas de forma a fazer o trabalho sem gerar desperdício de material”, completa.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora