Connect with us

MUNDO

Portugal: católicos enviam carta a bispos com sugestões e exigências

Publicado

em

A Conferência Episcopal portuguesa vai se reunir, nesta sexta-feira (3), para analisar o relatório da comissão que investigou os abusos sexuais na Igreja Católica.

Antes desse encontro, os bispos receberam carta assinada por centenas de católicos com um conjunto de sugestões e exigências.

Os católicos pedem uma ação concreta aos bispos portugueses. A informação é do jornal online Sete Margens – dedicado a questões religiosas.

Justiça

O Ministério Público (MP) português abriu 15 inquéritos, após 25 denúncias anônimas enviadas pela Comissão Independente que estudou os abusos sexuais na Igreja Católica, informou a Procuradoria-Geral da República (PGR). 

A partir desses registros, o MP abriu 15 inquéritos, alguns com mais do que uma denúncia.

Segundo a PGR, dos inquéritos instaurados, seis encontram-se em investigação e nove foram arquivados, sendo os arquivamentos justificados por prescrição; objeto de julgamento e condenação; falta de provas; não ter sido possível apurar a identidade dos ofendidos, nem dos autores dos fatos; por ser desconhecida a identidade da vítima e não ter sido possível recolhimento de prova; por morte de denunciado; e por não terem sido apurados indícios suficientes de prática ou verificação de crime.

De acordo com a Procuradoria, o MP recebeu quatro denúncias da Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis do Patriarcado de Lisboa, que deram origem a sete inquéritos.

“A comissão entregou à PGR quatro denúncias – três num primeiro momento, uma delas envolvendo vários nomes, e a quarta, mais recentemente – relativas a eventuais abusos sexuais de crianças por parte de membros da Igreja e de outras pessoas a ela ligadas. As denúncias foram remetidas às estruturas do Ministério Público, onde foram instaurados sete inquéritos”, explicou a Procuradoria. Desses, dois estão em fase de investigação e cinco foram arquivados.

No total, a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica recebeu 512 testemunhos validados. Segundo o relatório final da comissão, pelo menos 4.815 pessoas foram vítimas de abusos sexuais por parte de membros da Igreja nos últimos 72 anos.

Fonte: EBC Internacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora