A Polícia Militar de Mato Grosso lançou nesta sexta-feira (22.09), a operação “Liquida CPA”, em Cuiabá, para intensificar o policiamento no comércio durante a 4ª campanha lojista Liquida CPA, estimulando o consumo e movimentação do comércio da região. A ação seguirá até o dia 30 de setembro.
No período, agentes do 3º Batalhão da PM farão o policiamento preventivo e ostensivo para a prevenção de crimes de roubos e furtos, garantindo a segurança dos consumidores que circulam pelos locais e dos lojistas e proprietários de estabelecimentos.
O comandante do 1º Comando Regional da PMMT, coronel Wankley Corrêa Rodrigues, ressaltou que as operações policiais em áreas comerciais também fazem parte da atuação de segurança pública em regiões de grande movimentação de pessoas.
“Essa operação visa, principalmente, o fomento do comércio, para que possamos ter a economia girando e fazer com que o Estado se fortaleça. Precisamos estar unidos e apoiar as ações do comércio. A Polícia Militar está presente para dar apoio ao comerciante e consumidor, para que possamos fazer com que essa economia circule, dando a segurança necessária para cada um que transita nesta região”, afirmou.
A comandante do 3º Batalhão de PM, tenente-coronel Hadassah Suzannah Beserra de Souza, também enfatizou a importância da disponibilização do reforço de efetivo policial para a região do CPA e o comércio local, onde os moradores da região não precisam se deslocar em grandes distâncias para fazer compras em segurança.
“Quem circula pelo CPA sabe que temos nossas vidas neste bairro. Aqui moramos, circulamos e fazemos nossas compras. Então essa operação é uma forma da Polícia Militar dizer o quanto estamos atentos à nossa comunidade e reforçar o policiamento neste período é uma forma de mostrar o nosso trabalho. Recentemente começamos a atuar com nosso grupamento de motos e aqui também contaremos com reforço das nossas equipes especializadas, em todo o momento”, pontuou a tenente-coronel.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Calçados e Couros de Mato Grosso (Sincalco-MT), Júnior Vidotti, um dos organizadores da 4ª Liquida CPA, afirmou que durante a campanha os comerciantes estenderão os horários de funcionamento dos estabelecimentos e agradeceu o apoio da Polícia Militar para promover a segurança para os lojistas e todos os consumidores que circularão na região durante o período.
“A Liquida CPA é fruto da união dos comerciantes da região para fortalecermos esse vínculo e mostrarmos um serviço de qualidade para a população. Com isso, ficamos muito gratos com o apoio da Polícia Militar e sabemos que, com sua presença, isso irá proteger a nossa população. Temos gratidão ao apoio da PM e confiamos que realizaremos juntos um bom trabalho até o final da campanha”, finalizou o presidente da Sincalco.
Além do efetivo do 3º Batalhão, a operação contará com reforço das equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Força Tática, Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
A Polícia Civil prendeu um dos autores do estupro de uma mulher, ocorrido na madrugada de sábado (23.11), no bairro Santa Rosa, em Cuiabá.
O suspeito foi autuado em flagrante pelo crime. Ele foi preso pela equipe da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá em conjunto com o Plantão 24h de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual.
A vítima, de 19 anos, havia saído de um bar e caminhava na rua quando foi abordada por dois homens em um veículo Renault Sandero. Armados, os suspeitos colocaram a jovem no automóvel e a levaram para um lugar ermo, onde foi estuprada.
Os criminosos também obrigaram ela a fazer transferências via PIX para a conta bancária de um deles. Após o crime, a vítima conseguiu pedir socorro e foi encaminhada até o Plantão 24h de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual.
Imediatamente, os policiais civis iniciaram as diligências e identificaram um dos envolvidos, que foi preso em flagrante. Após a confecção dos autos, ele foi colocado à disposição da Justiça.
As investigações continuam para prender o segundo envolvido no crime.