Connect with us

Diamantino

Programa “Fila Zero na Cirurgia MT” chega em Diamantino e pacientes que estão na fila de espera devem atualizar os dados cadastrais

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou na terça-feira (20.09), a adesão ao programa “Fila Zero na Cirurgia MT” do Governo do Estado de Mato Grosso, durante o ato solene que marcou a aquisição do Hospital Municipal São João Batista (HMSJB).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município receberá o investimento de R$ 410.769,96 designados para cirurgias eletivas de média complexidade que visa diminuir a quantidade de pacientes que estão na fila de espera, sendo 233 procedimentos em pacientes dos municípios de Diamantino, Alto Paraguai, Nortelândia, São José do Rio Claro e Nova Maringá.

A Central de Regulação de Diamantino, solicita aos pacientes e familiares, que estão na fila de espera, que vão até a unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro em que moram para atualização cadastral, o que permite que o contato a respeito do programa seja realizado com sucesso.

Conforme a enfermeira da Central de Regulação, Ludmylla Carris, serão atendidos pacientes incluídos na fila de espera até Junho/2023 nos procedimentos de laqueadura; histerectomía; colecistectomía; vasectomía; hemorroidectomía; colpoperineoplastia anterior e superior; hernioplastia incisional, inguinal bilateral, inguinal unilateral e umbilical.

Ludmylla Carris, reforça a importância de ter os dados cadastrais dos pacientes atualizados para que o contato seja realizado de forma efetiva na primeira tentativa a fim de manter o prazo estipulado.

“Através das unidades de saúde comunicamos aos pacientes que estão na fila de espera que busquem atualizar suas informações. Isso é muito importante pois possibilita localizar todos os pacientes que precisam ser atendidos pelo programa aqui na região. Pedimos para que até dia 29.09 quem ainda não atualizou vá até a unidade de saúde do seu bairro.”

A Enfermeira da Central de Regulação ainda informou como será feita a seleção e a estimativa de atendimentos.

“Estamos empenhados em realizar todos os procedimentos até dezembro deste ano, a ordem de chamada está sendo organizada por uma junta médica que analisará a prioridade de cada paciente. Está sendo feito um trabalho em equipe para que tudo saia dentro do prazo planejado e nossos pacientes possam receber o melhor atendimento. Então após o contato com paciente é marcado os exames pré-operatórios que são realizados pelo laboratório municipal.”

O diretor Operacional do (HMSJB), Silvério Cardoso, contou como está sendo realizada a organização da unidade para realizar os procedimentos e receber os pacientes.

“Não deixaremos de atender o fluxo que já existe e as emergências. Por isso garantimos um espaço em especial aqui no hospital para atender os pacientes do programa, reforçamos nossas equipes, enfermeiros, técnicos e apoio para que todos sejam atendidos.”

A secretária municipal de Saúde, Marinêze Meira, falou sobre o aumento da resolutividade dos atendimentos no município e como a adesão ao programa vem para potencializar o número de procedimentos realizados.

“Desde junho de 2023 quando assumimos a gestão do Hospital Municipal São João Batista passando a ser 100% público, estamos trabalhando, e com sucesso, na redução da fila e tempo de espera de cirurgias eletivas. O programa “Fila Zero na Cirurgia MT” vem para complementar e agilizar nosso trabalho. Com a aquisição do hospital pacientes que estavam na fila de espera em Cuiabá-MT desde 2017 agora são atendidos aqui e com mais rapidez.”

Marinêze Meira, ainda ressaltou o trabalho realizado para trazer outros procedimentos cirúrgicos para o município

“Fizemos um levantamento quantitativo de pacientes de Diamantino e região que precisam dessas cirurgias de média complexidade para fazer a adesão ao programa e isto nos possibilita futuramente trazer outros tipos de procedimentos de média complexidade. Através de uma nova pesquisa continuamos monitorando o que deve ser melhorado, pois nosso objetivo é proporcionar ainda mais qualidade de vida aos nossos munícipes aqui mesmo em Diamantino.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora