Connect with us

POLÍCIA

Em Cáceres-MT, PRF finaliza “Operação Arla-32”

Publicado

em

Na última semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou a “Operação Arla-32” em Cáceres-MT. A operação tem como objetivo realizar o nivelamento do efetivo operacional em fiscalizações de emissões de poluentes veiculares.

As unidades operacionais de Cáceres-MT e Poconé-MT conduziram inspeções ao longo da semana em veículos obrigados a cumprir as normas da Fase 07 do PROCONVE, conforme a Resolução 403/2008 do CONAMA. Essas regulamentações se aplicam a veículos pesados a diesel fabricados a partir de 2012.

Esses veículos devem manter em funcionamento adequado um sistema de tratamento de gases pós-combustão, que pode ser o “Recirculação dos Gases de Exaustão” (EGR) ou o “Sistema de Redução Catalítica” (SCR) com o uso de Arla-32, sendo este último o mais comum no Brasil. Além disso, devem utilizar exclusivamente o Diesel S-10, que é significativamente menos poluente que o Diesel S-500.

Durante a operação, foram identificadas várias irregularidades, como o uso inadequado do Diesel S-500, adulteração do Arla-32 e sistemas SCR/EGR ineficazes ou inoperantes. Essas descobertas implicam em crimes ambientais de poluição, de acordo com o Artigo 54 da Lei 9605/1998, cometidos pelos proprietários dos veículos, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Esses veículos foram apreendidos de acordo com o Artigo 6, inciso II do Código de Processo Penal e o Artigo 25 da Lei de Crimes Ambientais, ficando à disposição da justiça durante o processo.

No total, em setembro, já foram retirados de circulação 7 veículos poluentes na área de atuação da 3ª Delegacia da PRF em Mato Grosso.

Fonte: PRF – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

PRF apreende 217 cigarros eletrônicos em Rondonópolis – MT

Publicado

em

Por

Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).

Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).

Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.

Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.

Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.

Fonte: PRF – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora