Connect with us

MUNDO

Polônia decide não fornecer mais armas à Ucrânia; entenda

Publicado

em

Cena da guerra na Ucrânia
Reprodução / Twitter / Ukrinform – 28.08.2023

Cena da guerra na Ucrânia

O governo da Polônia anunciou que vai interromper o fornecimento de ajudas militares à Ucrânia para poder armar seu próprio Exército.

A suspensão chega após Kiev ter protestado contra a decisão de Varsóvia de proibir a venda de grãos ucranianos, que passaram a inundar a Polônia após o rompimento pela Rússia do acordo de exportação de cereais através do Mar Negro.

“A Ucrânia está se defendendo de um brutal ataque por parte da Rússia, e entendo essa situação. Mas, como eu disse, vamos defender nosso país. Não transferiremos mais armas à Ucrânia porque agora estamos armando a Polônia”, disse o premiê Mateusz Morawiecki, que vinha sendo um dos apoiadores mais resolutos de Kiev no conflito contra Moscou.

As relações entre Ucrânia e Polônia vêm se deteriorando há várias semanas por causa do embargo aos grãos. A gestão Morawiecki quer manter os cereais ucranianos fora de suas fronteiras para proteger os agricultores do país, que constituem uma importante base eleitoral para o governo.

O país irá às urnas para eleições parlamentares em 15 de outubro, e as pesquisas mostram uma redução do apoio ao partido de extrema direita Lei e Justiça (PiS), que comanda o país desde 2015.

Eslováquia e Hungria adotaram medidas análogas contra os grãos ucranianos, mas a primeira anunciou um acordo com Kiev nesta quinta-feira (21) para criar um sistema de licenças comerciais para os cereais, o que permitirá a revogação do veto ainda neste ano.

A decisão da Polônia de não fornecer mais armas pode representar um duro golpe na contraofensiva ucraniana, que registra avanços apenas modestos. No entanto, Varsóvia garantiu que vai fornecer as ajudas militares já combinadas com Kiev.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora