A Polícia Civil de Mato Grosso está com as inscrições abertas para o processo seletivo do Curso de Operações Policiais, da Gerência de Operações Especiais (GOE). O curso é organizado pela GOE e Academia da Polícia Civil.
As inscrições seguem até o dia 03 de março. São ofertadas 30 vagas distribuídas entre policiais lotados na GOE e demais delegados, investigadores e escrivães da instituição. Outras 10 vagas são destinadas a forças de segurança convidadas.
O curso será realizado em Cuiabá, com duração aproximada de 20 dias, e carga horária de 220 horas-aula. A aula inaugural será no dia 03 de abril.
A etapa de inscrição e pré-seleção envolve avaliação dos documentos exigidos no edital e os testes de aptidão física e técnica. O resultado final dos inscritos aprovados para o COP será divulgado no dia 20 de março.
O diretor de Atividades Especiais da Polícia Civil, delegado Vitor Hugo Bruzulato, pontua que o COP é um instrumento importante de capacitação e aprimoramento técnico para os policiais civis, com abordagens como adentramento tático em situações que envolvam cumprimento de mandados e outras abordagens necessárias. “O curso é um instrumento primordial para que o policial esteja plenamente capacitado a agir em segurança para si e com seus companheiros de trabalho”, observou o diretor.
COP
O corpo docente será composto por instrutores da Gerência de Operações Especiais, com conhecimento prático e teórico e que possuam o Curso de Operações Táticas Especiais ou equivalentes na área de Operações Táticas, além instrutores de áreas específicas convidados pela coordenação.
As atividades serão realizadas nas instalações da Acadepol e na Gerência de Operações Especiais, podendo ocorrer treinamentos em variados ambientes, internos, externos e naturais, bem como horários diurnos e noturnos, a critério da coordenação.
A grade curricular abrangerá as disciplinas de abordagem policial, armamento e tiro, atendimento pré-hospitalar tático, cumprimento de mandado em área urbana e rural, defesa pessoal, entradas táticas, noções de ocorrências com explosivos, operações helitransportadas, patrulha rural e urbana e treinamento físico policial.
Cronograma
Período de inscrição: até 03/03/2023
Divulgação dos inscritos: 06/03/2023
Teste de Aptidão Física: 16/ e 17/03/2023
Teste de Aptidão Técnica: 18/03/2023
Divulgação dos aprovados e classificação final: 20/03/2023
A Delegacia da Polícia Civil de Nova Monte Verde, no Norte do Estado, prendeu em flagrante, nesta terça-feira (12.11), nove criminosos envolvidos no homicídio de um jovem cujo corpo foi encontrado com marcas de execução, no fim de semana.
A vítima, identificada como Neliton Cauan Santos da Hora, de 18 anos, foi encontrada em uma estrada rural de Nova Monte Verde conhecida como ‘Volta dos 10’.
A equipe policial foi informada, na noite de domingo, sobre a localização do corpo. No local indicado, o jovem foi encontrado com sinais evidentes de execução, amarrado, amordaçado e com ferimentos graves na cabeça, provavelmente causados por disparos de arma de fogo.
No local, foram encontradas cápsulas deflagradas e havia rastros de sangue na estrada, que seguiam até uma vala onde a vítima foi encontrada.
Durante a diligência inicial, evidências apontavam que o crime poderia estar relacionado à atividade de grupos criminosos que disputam o controle do tráfico de drogas na região.
Veículo e drogas apreendidos
Após as primeiras investigações, os investigadores da Delegacia de Nova Monte Verde passaram a monitorar um veículo suspeito, que foi visto estacionado em frente à casa de uma mulher conhecida na cidade por envolvimento no tráfico local.
Durante as diligências, os policiais avistaram uma movimentação de pessoas na residência e realizaram buscas no imóvel, que resultaram na apreensão de drogas, entre elas maconha e pasta base de cocaína, além de uma balança de precisão.
No interrogatório, um dos suspeitos informou que o homicídio foi planejado e executado por dois membros da facção criminosa, que armaram uma emboscada para a vítima, suspeitando que ela pertencesse a um grupo rival.
As investigações continuaram e levaram os policiais à residência onde outro suspeito, também envolvido no grupo criminoso, que tentou fugir ao perceber a chegada dos policiais. Ele estava armado e entrou em confronto com a equipe, mas conseguiu escapar para uma área de mata.
No local, os policiais apreenderam mais entorpecentes, embalagens, balança e dinheiro miúdo, indícios de atividades do tráfico. Duas pessoas presentes na casa foram detidas.
Ao longo da ação policial, o veículo de um dos principais suspeitos no homicídio foi localizado em outro imóvel, onde estava um grupo associado ao tráfico. Durante a abordagem, foram encontradas mais drogas, entre maconha e pasta base de cocaína no veículo apreendido.
Execução
Um dos detidos relatou que a execução da vítima foi determinada por um líder criminoso da região que, supostamente, decretou o homicídio por suspeitar que a vítima fosse de uma facção rival.
Neliton foi atraído, sob pretexto de uso de drogas e, em seguida, capturado, amarrado e levado ao local onde foi executado. Após o assassinato, os executores retornaram a uma casa na cidade para se encontrar com outros membros da facção.
Na sequência da operação, os policiais civis localizaram um comerciante que guardou a arma do crime. Ele confessou que estava com a pistola utilizada na execução e confirmou seu envolvimento no apoio logístico à organização criminosa. A arma foi apreendida e o comerciante foi detido.
A Polícia Civil segue com diligências ininterruptas para localizar outros envolvidos no caso, incluindo membros do grupo que ainda estão foragidos.
“As forças policiais continuam trabalhando para desarticular o grupo responsável e identificar outros envolvidos nas ações criminosas”, apontou o delegado Thiago Berger.
Após a formalização das prisões, os nove detidos serão encaminhados à audiência de custódia na Comarca de Nova Monte Verde.