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BRASIL

Artefato explosivo provoca fechamento da Linha Amarela no Rio 

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Um artefato explosivo foi encontrado na manhã desta terça-feira (19) na Linha Amarela, pista que liga a Avenida Brasil e o aeroporto internacional do Rio de Janeiro (Galeão/Tom Jobim) à Barra da Tijuca. Policiais tiveram que interditar a pista para detonar o explosivo. 

Segundo a Polícia Militar, o artefato explosivo foi encontrado nas proximidades da saída 4 da Linha Amarela, na altura de Pilares, na zona norte da cidade. Os policiais do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) isolaram a área e chamaram o Esquadrão Antibombas da Polícia Civil. 

A pista sentido Barra foi totalmente bloqueada para que os policiais analisassem o artefato e, depois, fizessem sua detonação.

A pista foi reaberta, mas ainda apresenta muitas retenções para os motoristas que se deslocam para a Barra da Tijuca. 

Fonte: EBC GERAL

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Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

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Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

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Fonte: Nacional

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