O projeto GentInova, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag), realiza nesta quinta-feira (21.09), às 9h, a live com o tema ‘Pesquisa científica para impulsionar a transformação digital’.
No encontro, serão apresentados os caminhos percorridos pelo Governo de Mato Grosso rumo ao destaque nacional em prêmios de inovação tecnológica e os benefícios da aproximação entre o Poder Público e o ensino superior.
As palestras serão realizadas pelo secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, Sandro Brandão, e o superintendente de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas, Washington Silva.
O Governo do Estado busca cada vez mais por saídas inovadoras, a fim de acompanhar os avanços tecnológicos e proporcionar mais eficiência ao serviço prestado à população. A ação é realizada pelo Sistema Central de Inovação em Práticas Públicas de Mato Grosso (Sinova).
“Pensar em alternativas mais eficientes para entregar melhores serviços à população é o principal foco da transformação digital. E ao servidor é dada a oportunidade de estudar as melhores alternativas para os problemas públicos, experimentar algumas soluções e entender a aplicação dessas soluções, por meio de ambientes como o Laboratório de Inovação do Governo, o Parque Tecnológico e a aproximação com a Academia”, declarou Sandro.
A live será transmitida através do canal da Seplag, no YouTube, com tradução simultânea em Libras. Também será possível acompanhar o evento pelo Google Meet.
GenteInova
Ciclo de encontros online sobre inovação no setor público que visam promover a disseminação da cultura de inovação no setor público; facilitar a compreensão do servidor sobre o que é intraempreendedorismo e inovação no serviço público; e dar visibilidade a servidores e projetos inovadores. A cada encontro, o GentInova traz um convidado para compartilhar suas experiências, projetos e conhecimento sobre o tema.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.