Connect with us

Cuiabá

Semana Municipal da Pessoa com Deficiência começará na terça-feira (19)

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, convida a sociedade e as entidades representativas a participar da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que começa nesta terça-feira (19). O tema escolhido para este ano é “Respeito à Inclusão e à Diversidade: Essa luta é de todos!”.

A abertura está programada para às 7h30, no Ginásio Verdinho. Durante dois dias, 19 e 20 de setembro, no período da manhã, a partir das 7h30, serão debatidos diferentes temas, incluindo saúde, educação, cultura, empregabilidade, acessibilidade, entre outros. No segundo e último dia do evento, quarta-feira, 20 de setembro, as atividades ocorrerão no auditório das Faculdades Integradas Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), Portão 2 (Anexo ao Grande Templo).

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é um evento anual que tem como objetivo principal promover a conscientização sobre as questões que afetam as pessoas com deficiência e destacar a importância da inclusão e do respeito às diferenças em nossa sociedade.

O secretário adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva, conhecido como Rubinho da Guia, ressaltou que o tema deste ano reflete a ideia de que a luta pela inclusão não é responsabilidade de um grupo específico, mas sim uma responsabilidade compartilhada por toda a comunidade. O respeito à inclusão e à diversidade é uma causa que deve unir a todos, independentemente de suas habilidades ou limitações.

A programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência em Cuiabá promete ser diversificada e inclusiva, abrangendo diversos aspectos da vida das pessoas com deficiência. A escolha do mês de setembro para a realização deste evento está relacionada ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.

Rubinho da Guia enfatizou que, juntos, todos podem fazer a diferença e mostrar que o respeito à inclusão e à diversidade é uma luta que pertence a todos os cuiabanos.

Veja a programação do evento:

19/09:

7h30: Abertura – Apresentação de Dança pela Associação Pestalozzi de Cuiabá.

Das 8h às 12h: Atendimento com aferição de pressão arterial, teste glicêmico, orientação sobre tabagismo e suas consequências, teste de visão, jogos como futebol para pessoas com deficiência visual (Goalball), tiro com arco, e bocha. Também haverá atendimento e orientação para a obtenção da Carteira de Passe Livre Cultural.
20/09

7h30: Abertura e Ateliê pela APAE Cuiabá.

Das 8h às 8h15: Apresentação por Daiely Cristina Gomes.

Das 8h30 às 8h50: Palestra do Dr. Wagner Fachone sobre Legislação: O Direito das Pessoas com Deficiência.

Das 9h às 9h20: Palestra do Dr. Sergio Carlos da Silva sobre Educação Inclusiva e Acessibilidade: Desafios e Oportunidades.

Das 9h30 às 9h50: Palestra de Debora Marques Vilar sobre Educação Inclusiva no Município de Cuiabá.

Das 10h às 10h20: Palestra de Túlio Adriano Alves Gontijo, Coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMT, sobre Desafios da Pessoa com Deficiência no Ensino Superior.

Das 10h30 às 10h50: Palestra da Dra. Christiany Fonseca sobre Diversidade.

Das 11h às 12h: Roda de Conversa com Caroline de Almeida Mendes Lima, Auditora Fiscal do Trabalho; Eliane Julkovski de Araújo, Assistente Social do INSS; Alana Moreira, Psicóloga da APAE Cuiabá, sobre Empregabilidade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora