Connect with us

BRASIL

Lula e Zelensky negociam reunião bilateral nos EUA

Publicado

em

Zelensky e Lula podem se encontrar em Nova York
Montagem iG / Imagens: Presidencia Ucrânia e Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Zelensky e Lula podem se encontrar em Nova York


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está negociando uma reunião bilateral com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante a Assembleia-Geral da ONU.

O líder do governo no Senado, senador Jacques Wagner (PT-BA), informou que o petista ofereceu dois horários para o encontro, que está agendado para ocorrer na segunda-feira (18) ou na terça (19), após a abertura do evento da Organização das Nações Unidas.

Jacques Wagner faz parte da comitiva oficial de Lula em sua viagem a Nova York, onde estão planejados encontros com o presidente americano Joe Biden, bem como outras reuniões bilaterais em negociação pelo governo brasileiro.

O objetivo principal da reunião com Zelensky é discutir a possibilidade de o Brasil contribuir para a costura de um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia. Lula expressou seu interesse em liderar um grupo de países que ajudaria nesse processo.

No entanto, Zelensky tem condicionado qualquer negociação a certas condições estabelecidas pela Ucrânia e espera que o governo brasileiro adote uma posição mais firme em relação ao Kremlin.

O relacionamento anterior entre Lula e Zelensky teve seus desafios, com declarações polêmicas do presidente ucraniano sobre chefe do Executivo brasileiro e o presidente russo, Vladimir Putin. No entanto, em março deste ano, o petista e Volodymyr conversaram por telefone, com um convite do líder ucraniano para que Lula visite a capital da Ucrânia.


O assessor especial para assuntos internacionais do Palácio do Planalto, Celso Amorim, também visitou Kiev e Moscou antes da Cúpula do G7, reforçando os convites para que Lula visite ambos os países e destacando as visões comuns entre Brasil e Rússia sobre a paz mundial.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora