Uma criança de cinco anos de idade morreu neste sábado (16) após a queda de um avião de acrobacias em Caselle, nas proximidades de Turim , no norte da Itália. A aeronave colidiu com o veículo onde a menina viajava com a família.
Segundo vídeos publicados nas redes sociais, o avião em questão, um Aermacchi MB-339 , utilizado pela Esquadrilha da Fumaça italiana, estava em fase de decolagem ao lado de outras aeronaves, quando se afastou da formação e começou a perder altitude.
Segundo o jornal La Repubblica, uma parte da aeronave se soltou e atingiu um carro que acabou explodindo. No veículo estavam a menina, os pais e o irmão, de nove anos de idade.
Earlier today, a Frecce Tricolori aircraft crashed during its takeoff at Turin Caselle Airport. 🚨📰
Segundo a agência de notícias Ansa, a família estava no local para assistir aos treinamentos da Força Aérea Italiana. A mídia italiana informa que o irmão da vítima está gravemente ferido e com queimaduras e foi encaminhado ao hospital infantil Regina Margherita, em Turim. Os pais das crianças e o piloto da aeronave sofreram queimaduras leves.
Fontes militares declararam ao La Repubblica, que o jato pode ter sido atingido por um pássaro, e por isso, perdeu altitude.
Os treinamentos eram preparatórios para a comemoração dos 100 anos da Força Aérea Italiana, mas após o acidente, o evento foi cancelado.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.