Connect with us

Diamantino

Secretaria de Saúde realiza Dia “D” de Multivacinação em crianças menores de 15 anos.

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu hoje (16.09), o dia “D” da Campanha de Multivacinação para crianças menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias). Os atendimentos iniciaram às 8h em todas as unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município e seguem até às 16h.

De acordo com a técnica de Enfermagem da Vigilância Epidemiológica, Poliana Santos, os atendimentos são realizados nas unidades de saúde: Bairro da Ponte; Pedregal; Buriti; Central; Bom Jesus; Pé Branco e Jardim Alvorada e o menor precisa estar acompanhado do responsável portando a carteirinha de vacinação e cartão do SUS.

A técnica ainda comentou sobre o objetivo da campanha e a preocupação da gestão em realizar a ação.

“Preocupados que doenças preveníveis possam afetar essa faixa etária, a gestão que tem o olhar voltado aos cuidados dos nossos pequenos, está realizando esse dia especial com horário estendido. A Campanha de Multivacinação é muito importante, por isso reforçamos que a população participe da ação para atualizar a caderneta de vacinação e contribuir para preservar a saúde das nossas crianças.”

Poliana Santos destacou as estratégias que foram tomadas para acolher os pequenos nesse momento especial.

“Sabemos que algumas crianças podem ter receio ao receber a dose da vacina, então preparamos nossas equipes, trouxemos o Zé e a Maria Gotinha e os espaços para recebê-las de forma mais lúdica, com pinturas, balões, pipocas, brincadeiras e doces.”

A moradora do Bairro Pedregal, Bianca Almeida, 18 anos, levou sua filha, Ana Gabrielly, de 2 anos, para vacinar e avaliou a ação e o cuidado que as equipes tiveram ao recebê-las.

“Fico muito feliz de ver o cuidado que a prefeitura teve em realizar o dia “D” de Multivacinação, pois é muito importante manter as vacinas atualizadas para a saúde dos nossos filhos, fui muito bem recebida, minha filha nem se fala, além da rapidez no atendimento. Sou grata a atenção que foi dada a nós responsáveis, para a ação ser realizada no sábado e assim posso realizar meus compromissos durante a semana sem deixar de priorizar a saúde da minha pequena.”

O pequeno morador do Bairro da Ponte, Kaiky Henrick, de 13 anos, compartilhou sua experiência na ação.

“eu achei muito legal, uma tia está pintando cabelo, minha mãe veio comigo aqui na unidade de saúde do meu bairro e tomei duas vacinas”

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Campanha de Multivacinação iniciou na segunda-feira (11.09) em todas as unidades de saúde e a criança menor de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias) que não pôde participar do dia “D”, ainda poderá se imunizar até o dia 23 setembro, no horário de atendimento da ESF do bairro em que reside acompanhada do responsável sem precisar agendar horário.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Fé e emoção na abertura da Percorrida da Bandeira 2024 em Diamantino

Publicado

em

Por

A programação da Percorrida da Bandeira da Imaculada Conceição 2024 teve início no sábado (23.11) pela Câmara de Vereadores de Diamantino, uma tradição bicentenária que continua viva na cultura diamantinense.

A Percorrida da Bandeira reuniu devotos da padroeira da Paróquia de Diamantino e foi marcada por muita fé e emoção.

Raquel Ferreira, secretária municipal de Cultura e Turismo, convida todos os munícipes para participarem do evento. “Um momento histórico, cultural, religioso, que antecede o Dia da Imaculada Conceição celebrado no dia 8 de dezembro. Todos são muito bem-vindos!”

ITINERÁRIO:

30/11: Início na Av. Conceição – Bairro São Benedito (Residência do Prefeito Dr. Manoel. Término na rua Almirante Batista das Neves.

07/12: Início na rua João Pessoa, Bairro Jardim Guaraná (residência da Senhora Donata Glorinha), finalizando nas proximidades da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

08/12: Dia da Imaculada Conceição (feriado Municipal), não haverá percorrida. Os devotos entrarão na Missa com a bandeira em alusão ao dia da Padroeira da Cidade.

Toda a comunidade está convidada.

Sobre Imaculada Conceição

Durante toda a sua vida terrena, Maria foi livre da mancha do pecado. Essa verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo, é muito antiga. “Entrando, o anjo disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo’” (Lucas 1,28). Muitos padres e doutores da Igreja Oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: cheia de graça, lírio da inocência, mais pura do que os anjos.

A Repulsa

A Igreja Ocidental, que sempre amou a Santíssima Virgem, tinha uma certa dificuldade para a aceitação do mistério da Imaculada Conceição. Não por repulsa a Nossa Senhora, mas para conservar a doutrina da redenção operada por Cristo em favor de todos.

A Comprovação Teológica

Em 1304, o Papa Bento XI reuniu, na Universidade de Paris, uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, para terminar as questões de escola sobre a Imaculada Conceição da Virgem. Foi o franciscano João Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem era destinada a ser mãe do seu Filho. Isso é possível para a Onipotência de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.

O Calendário Romano

Rapidamente, a doutrina da Imaculada Conceição de Maria, no seio de sua mãe Sant’Ana, foi introduzida no calendário romano. José de Anchieta foi o apóstolo que propagou essa doutrina no Brasil. Desde o início de sua colonização, dedicou igrejas a esse ministério.

A Medalha

A própria Virgem Maria apareceu, em 1830, a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. Esta medalha, anunciada em todo o mundo, possibilitou a devoção a Maria Imaculada, induzindo os bispos a solicitarem ao Papa a definição do dogma, que já era vivenciado entre os cristãos.

O Dogma

Sendo assim, no dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original”.

A Confirmação

A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Sua oração

“Mãezinha, fostes concebida sem a mancha do pecado, mas para além desse dom sobrenatural sob seguir o Cristo de modo perfeito, conceda a nós a força para vencer os pecados e nos tornarmos cada vez mais a imagem e semelhança de seu Filho Jesus. Amém.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora