Connect with us

Cuiabá

Idosos do CCI Padre Firmo demonstram alegria e muita disposição em evento comemorativo aos 23 anos da unidade

Publicado

em

Um ambiente decorado com flores vibrantes e coloridas foi especialmente preparado para receber os idosos assistidos pelo Centro de Convivência de Idosos (CCI) Padre Firmo, que comemorou seus 23 anos de existência em grande estilo nesta manhã de sexta-feira (15). A celebração foi marcada por alegria, animação, vitalidade física, autoestima elevada e muita disposição, enchendo o salão com uma atmosfera festiva. Destaque para o Desfile de 20 idosos, que brilharam na passarela, cada um com seu estilo único, alguns vestindo roupas claras e outros mais descontraídos. Eles deixaram claro para todos os presentes que a idade não é impedimento para se divertir e aproveitar a vida ao máximo.

A rainha eleita para a celebração de 2023 foi Dona Irene Pacheco de Macedo, de 69 anos. Ela frequenta o CCI há oito anos e testemunha uma melhora significativa em todos os aspectos de sua vida. “Melhorei bastante desde que comecei a participar das atividades que são oferecidas. Antes eu era inibida, sempre com muita vergonha. Não dá nem para acreditar que fui escolhida como rainha. Isso me motiva a continuar”, declarou dona Irene.

Dona Gersina Siqueira da Silva, de 70 anos, ao passar a faixa de rainha, compartilhou uma linda mensagem. Ela recentemente venceu uma batalha contra o câncer e enfatizou a importância do perdão e da gratidão. “Estou muito feliz por estar aqui comemorando esses 23 anos de história com minha saúde recuperada. Devo minha cura ao apoio que sempre recebi da equipe aqui. Este lugar é minha segunda casa. Quando estou aqui, me sinto protegida e amada. Parabéns a todos nós”, afirmou Gersina.

Os Centros de Convivência têm como objetivo proporcionar um ambiente onde os idosos possam interagir, compartilhar suas experiências e promover um envelhecimento ativo e saudável. A coordenadora técnica de Políticas Sociais, Failse Cidele, ressaltou a importância desses espaços na inclusão de pessoas que muitas vezes sofrem discriminação devido à idade, oferecendo uma variedade de atividades e um local para socialização.

Eurides Borges, com seus 81 anos, é um exemplo de elegância, saúde e disposição. Ela frequenta o CCI Padre Firmo desde o início. “Não sei como seria minha vida se não tivesse chegado aos 81 anos com saúde. Consigo andar sozinha e participar das atividades. Faço aulas de ginástica toda segunda e quinta-feira. Quem ainda não conhece e não frequenta nenhum CCI deve vir para ver como vale a pena. Enquanto tiver forças, estarei aqui”, comentou Eurides.

Outro exemplo inspirador é Dona Sofia Nunes de Arruda, de 80 anos, que viaja do bairro Campo Velho para aproveitar os serviços oferecidos pelo Centro de Convivência. “Frequento aqui desde a inauguração. Este CCI me devolveu a vida. Encontrei carinho, apoio, amor e consideração aqui. Se você chega desanimado, há uma equipe pronta para ajudar. Só tenho gratidão por este lugar”, afirmou ela.

Atualmente, o CCI Padre Firmo atende 319 idosos, oferecendo uma ampla gama de atividades, incluindo visitas domiciliares, atendimentos em grupo e individuais, atividades físicas, rodas de conversa, palestras, oficinas, passeios culturais, caminhadas e danças, entre outras. Fabiane Brito, a responsável técnica do CCI Padre Firmo, expressou sua gratidão por fazer parte deste importante instrumento público que melhora a qualidade de vida dos idosos ao longo de mais de duas décadas, com inúmeras histórias de sucesso.

Para encerrar as festividades, os idosos participaram do tradicional Baile da Primavera, não apenas comemorando mais um ano de atividades, mas também celebrando a chegada da estação mais colorida e alegre do ano: a primavera.

Atualmente, a rede coordenada pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência possui 1.287 idosos cadastrados, distribuídos nas quatro unidades dos CCI’s.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora