O Centro de Previsão Climática dos Estados Unidos, informou que o fenômeno El Niño já está ocorrendo no mundo. Ele deverá se estender entre outubro e novembro. Segundo os dados da agência, é certo que as temperaturas do Oceano Pacífico ficaram com mais de 1ºC acima do normal neste próximo ano. Com o El Niño, as chances de uma crescente das temperaturas do oceano em mais de 1,5ºC são consideradas altas.
O Centro prevê que há cerca de 70% de chances do El Niño ser de grande magnitude , se desenvolvendo principalmente entre outubro e novembro deste ano.
Após o período, o centro analisa que as chances de um El Niño de alta intensidade caia para 3% em abril.
O que é o El Niño?
O fenômeno se refere ao aquecimento anormal das águas do Pacífico, mais especificamente na porção equatorial. Com a elevação das temperaturas, a distribuição de umidade e calor no planeta acabam sofrendo alterações, sendo registrado tal diferença principalmente na zona tropical.
A aparição do El Niño é variada, sendo registrada entre um intervalo de tempo de cinco a sete anos. Quando surge, sua duração também varia, podendo se estender entre um ano a um ano e meio. Ele costuma aparecer no final do ano.
O fenômeno acaba gerando secas em regiões como o sudeste asiático e os países da Oceania, e intensificação de chuvas na região central do Pacífico e na costa oeste dos Estados Unidos.
O fenômeno climático é natural. Ele foi descoberto por pescadores da costa oeste da América do Sul, em águas próximas ao Peru, que notaram a baixa produtividade na área associada as águas mais quentes do que o natural. Foi então batizado de El Niño em referência ao período em que ocorria (Natal), e a figura do menino Jesus.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.