Connect with us

MATO GROSSO

Hortas comunitárias do Projeto Cibus são visitadas pelo MPMT

Publicado

em

A Promotoria de Justiça de Ribeirão Cascalheira (a 900km de Cuiabá) realizou visita técnica às hortas comunitárias do “Projeto Cibus – Você tem fome de quê?” em três escolas municipais, nos dias 12 e 13 de setembro de 2023. O objetivo foi verificar como está a produção e o manejo das hortaliças, além de fornecer orientações e esclarecer dúvidas.

“A visita técnica faz parte das ações prevista no projeto Cibus, e se destina a orientar os cuidadores e cuidadoras das hortas escolares quanto ao manejo de ferramentas e dos insumos para obtenção de melhores resultados. A visita também tem por finalidade a identificação das fragilidades locais e a elaboração de cronograma, caso seja necessário”, explicou a promotora de Justiça substituta Bruna Caroline de Almeida Affornalli.

Acompanharam a visita o secretário municipal de Agricultura, Argemiro Coelho de Moraes, a secretária municipal de Educação, Osmarina Vieira dos Santos, o técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Carlos Alberto Quintino, e os servidores do Ministério Público Juliana Rocha da Silva e Rodrigo Dondé Castro. 

A equipe esteve na Escola Municipal Professora Maria do Socorro Luz Reis Leite (zona urbana), Escola Municipal do Campo Manoel da Silva Rocha (Distrito de Novo Paraíso, zona rural), e Escola Municipal do Campo Primorosa (PA Primorosa, zona rural).

O projeto – Cibus é uma palavra em Latim, que na língua portuguesa significa comida, alimento. Lançado em fevereiro de 2022, o projeto está entre as prioridades do Planejamento Estratégico Institucional do MPMT.

A iniciativa do Centro de Apoio Operacional (CAO) de Defesa dos Direitos Humanos, Diversidade e Segurança Alimentar, com o apoio da EMPAER e da Prefeitura Municipal de Ribeirão Cascalheira, pretende fomentar a implementação de mecanismos que visam garantir o efetivo acesso à alimentação adequada e de qualidade à população, de modo a reduzir a insegurança alimentar. Trinta e duas unidades de ensino do estado foram contempladas com hortas do projeto.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Dia da Árvore: população pode pegar mudas de árvores em empresas, shoppings e órgãos públicos

Publicado

em

Por

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, o Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, está promovendo ações de distribuição de mudas em empresas, shoppings e órgãos públicos de Cuiabá para que a população pegue mudas de árvores nativas e frutíferas e plantem onde quiserem. 
 
Nesta quinta-feira (19 de setembro), foram distribuídas mudas na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Senai e Justiça Federal. Ao todo, serão distribuídas mais de 3 mil mudas. 
 
Nessa sexta-feira (20 de setembro), serão distribuídas 300 mudas de jatobá, aroeira, ingá, gonçaleiro e ipê na empresa Carvalima, localizada no Parque Cuiabá, na Capital. 
 
No Shopping Estação também haverá distribuição de 500 mudas aos clientes que estiverem passando pelo centro de compra, no piso G2. Para o gerente de marketing, Deucimar Serra, celebrar o Dia da Árvore em parceria com o Programa Verde Novo é muito gratificante. “Essa ação é de grande importância para o processo de expansão da arborização da nossa cidade e melhoria da qualidade de vida da população. Receber o projeto aqui no shopping acaba facilitando para muitas pessoas que têm interesse em receber mudas de árvores”, destaca. 
 
No Pantanal Shopping, a distribuição será nos dias 20 e 21, das 13h às 21h, na Sala da Sustentabilidade, no piso 1, e no Fraldário, localizado no piso 2, com 500 exemplares de amora, acerola, goiaba e ipê. 
 
A ação tem como finalidade mobilizar a sociedade para o plantio e manutenção de árvores na Capital, visando alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população, através da redução da sensação térmica e do aumento da umidade relativa do ar. 
 
A gerente de marketing, Daniela Rossi, destaca que “o respeito ao meio ambiente é algo presente em nossa rotina e operações, o que é, posteriormente, transmitido aos lojistas, buscando atender todo o nosso entorno. O Dia da Árvore é apenas uma de várias ações que realizamos para o público, com a visão de que, aos poucos, cada um pode fazer a diferença. O projeto Verde Novo é mais uma vez um grande parceiro. Todos estão convidados para participar”. 
 
#Paratodosverem 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto vertical colorida da distribuição de mudas na Sefaz, com uma mulher pegando uma muda que é entregue por um rapaz. Há paredes azuis e teto branco da repartição pública, com uma fila de pessoas escolhendo suas mudas, que estão no chão. 
 
Mylena Petrucelli 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora