Connect with us

Cuiabá

Primeira-dama acompanha qualificação de 160 alunas do curso de Hotelaria

Publicado

em

“A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, e a secretária da Mulher, Cely Almeida, acompanharam, nesta terça-feira (12), no auditório da Pasta, o segundo dia de qualificação das 160 alunas inscritas no curso de Hotelaria do Programa Qualifica Mulher.

Essa etapa da capacitação consiste na terceira turma/fase, num total de 300 vagas oferecidas pela Prefeitura de Cuiabá, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria e Hotéis de Mato Grosso (ABIH-MT).

“A integração vem desde o preparo técnico, com o curso de hotelaria destinado à camareira dos hotéis, tendo o objetivo, hoje, de trazer o preparo, o comportamento e o conhecimento do ramo, especialmente a parte técnica, para que essas mulheres estejam preparadas para a prática nos hotéis”, explicou Gérson Honório da Silva, presidente do Conselho Construtivo da ABIH-MT.

Os dois primeiros dias foram de conhecimentos teóricos que vão desde a história da hotelaria até a importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na rotina de trabalho da camareira.

Segundo a primeira-dama Márcia Pinheiro, essa edição do Qualifica tem a empregabilidade garantida em razão do déficit de camareiras na rede de hotelaria em Cuiabá.

“É importante que elas aproveitem a oportunidade ao máximo porque é uma vaga de emprego que está em jogo. As melhores alunas serão aproveitadas para suprir as necessidades de camareiras em diversos hotéis da capital. O emprego é imediato e depende, exclusivamente, das próprias alunas.

A moradora do bairro Jonas Pinheiro, Ivania da Silva Araújo, se inscreveu para a capacitação pelo portal da Prefeitura de Cuiabá. A intenção da aluna é ingressar no ramo e conseguir uma vaga de emprego.

“Eu estou gostando muito das aulas e do ensinamento. Vou me empenhar para que eu possa conseguir esse emprego porque a minha família está precisando muito. É uma oportunidade que estamos tendo e precisamos aproveitar”, contou.

Qualifica Mulher

Essa edição já concluiu a capacitação de 106 mulheres que buscam oportunidades de emprego. A qualificação é feita por meio do macro programa Qualifica Cuiabá, ramificação Mulher, que já certificou mais de 5 mil mulheres para o mercado de trabalho desde 2018.”

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora