Connect with us

Cuiabá

Prefeito anuncia ações para o Serra Dourada e vistoria obras do Contorno Leste

Publicado

em

O bairro Serra Dourada será contemplado com três grandes obras no decorrer dos próximos meses, o que animou os moradores. Entre elas, o tão sonhado asfalto, além da maior via estruturante da capital, a Avenida do Contorno Leste, que unirá os moradores de um lado ao outro da via, com adequações ajustadas no projeto para garantir a segurança de pedestres e motoristas. As novidades foram anunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro e o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, José Roberto Stopa, em recente vistoria à região. O Contorno Leste já conta com quase seis quilômetros de pista duplicada e iluminação LED. No total, a obra idealizada e executada pela gestão Emanuel Pinheiro, e que será entregue em sua totalidade em 2024, terá 17,3 km de extensão. A via irá contemplar mais de 40 bairros, beneficiando mais de 250 mil moradores.

O prefeito não escondeu a satisfação em ver a melhoria que a região está recebendo e frisou: “Estamos aqui no coração do Contorno Leste, só para vocês entenderem, o Contorno Leste passa no meio do Serra Dourada. Olha só, há situações que podem ser saneadas, uma obra pode causar transtornos, mas é o desenvolvimento chegando, pontuou o gestor.

“Já contatamos com a empresa, consultamos também a nossa consultoria que é responsável pela fiscalização da obra e estamos buscando uma faixa elevada que vai ligar os moradores do Serra Dourada, da parte 1, eles poderão ir a pé por essa faixa elevada até a segunda parte do bairro. Também daremos acesso às vias. O importante é que ninguém vai ficar sem mobilidade. A gente está resolvendo isso em cada bairro, caso a caso, corrigindo projetos e se for necessário para que todos tenham garantida a sua mobilidade de qualidade”, explicou o secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa,

“Pode ficar tranquilo e estender a comunidade que o nosso vice-prefeito e secretário de obras, Stopa, já está conversando com o pessoal e já está alinhando o melhor projeto. A maior Avenida da história de Cuiabá veio para dar qualidade de vida, garantir desenvolvimento, dignidade e futuro para nossa população. Se alguma coisa for necessária, vamos resolver priorizando e respeitando a dignidade e a vida de cada morador. É um compromisso da gestão com a população”, frisou o prefeito ao presidente do bairro Serra Dourada, Carlos Emílio Leite, que agradeceu a gestão por tantas obras.

Para Martinha Fortunata Duarte da Silva, que mora às margens do Contorno Leste, é um sonho ver o asfalto “a perder de vista”. “É maravilhoso, é quase uma passarela sem fim essa Avenida. Comprei a casa mais desprezada, que fica bem ali”, dizia ela, mostrando a direção da residência, e continuou: “me perguntavam se eu queria comer poeira e estava comendo poeira, mas sempre acreditando que um dia o asfalto chegaria. E, para surpresa, olha essa novidade aqui, é o Contorno Leste”, disse Martinha.

CRECHE E ASFALTO

O Serra Dourada será contemplado com uma creche que atenderá cerca de 300 crianças, com previsão de ser inaugurada em breve. As obras estão em fase de conclusão.

E para 2024, especificamente para o aniversário de 305 anos da Capital, está previsto o início do asfalto em 100% do bairro, com emendas do senador Carlos Fávaro e apoio do deputado federal Emanuelzinho. As obras, segundo o vice-prefeito Stopa, devem começar após a temporada crítica das chuvas, ou seja, em março ou abril. “A licitação para o asfaltamento será ainda este ano”, afirmou ele.

Com emenda viabilizada pelo senador Carlos Fávaro, a pavimentação asfáltica completará drenagem, meio-fio, calçada e seguirá o padrão da gestão Emanuel Pinheiro. “E rede de esgoto. São R$ 26 milhões de reais, com R$ 2 milhões de contrapartida da Prefeitura. Um trabalho da Prefeitura, acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de obras Stopa, e que vai realizar o sonho, o sonho da população do Serra Dourada. Já vai para o processo de licitação, mas se Deus quiser março, abril do ano que vem, já no período do aniversário de Cuiabá, queremos estar dando início à obra, início ao sonho da população de Serra Dourada começando a pavimentação completa desse bairro humilde e formado por gente honrada e trabalhadora”, destacou o prefeito.

Mutirão

No final de semana do feriado de 7 de setembro, foi realizado um mutirão de limpeza pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) no Serra Dourada e Residencial Pádova. E esta semana continuam as ações com patrolamento e tapa-buracos com equipes da Secretaria de Obras.

“Estamos dando cara nova ao bairro. Nossa equipe cuidou da pintura de meio-fio, iluminação pública com troca de lâmpadas, caminhão-pipa fazendo a limpeza, a lavagem, também maquinários para poder tirar bolsões de lixo. O cata-treco, que é outro projeto importantíssimo que o prefeito Emanuel Pinheiro desde 2018 trouxe para o município. Vamos deixar o Serra Dourada com uma vista mais bonita que agrade a todos e da forma que a gestão vem fazendo em todos os bairros da cidade”, frisou o diretor da Limpurb, Junior Leite.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Professores da rede pública municipal de educação participam de oficina sobre cultura indígena

Publicado

em

Por

Professores de Artes da rede pública municipal de educação participam, no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), da oficina “Cantos da floresta – enveredando-se pelas culturas indígenas brasileiras”. A proposta é estimular os educadores a refletirem sobre o universo indígena, em toda sua diversidade cultural, a partir das músicas indígenas brasileiras. A palestra foi ministrada pela musicista e pesquisadora independente de músicas do mundo e das culturas indígenas brasileiras, Magda Pucci.

A regente professora Eliane de Castilho Lírio explicou que a oficina oportuniza aos profissionais uma vivência com as tradições de alguns grupos indígenas de diferentes partes do país como Kambeba, Krenak, Paiter Suruí, Kaingang, Ikolen-Gavião, Xavante, Mbya Guarani, Guarani Kaiowá e povos do Rio Negro. “A proposta é abordar questões como a escuta atenta da diversidade musical desses povos; o contexto histórico e social com alguns costumes, ritos, mitos e brincadeiras; e práticas musicais com diversos cantos, a fim de proporcionar aos professores uma experiência das nossas mais remotas origens, além de também alimentar o professor com sugestões de atividades lúdicas para a inclusão da temática indígena nas unidades educacionais”, disse Eliane de Castilho.

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar acompanhou a abertura do evento formativo e destacou a importância da iniciativa. “A Secretaria Municipal de Educação atua para fortalecer o conhecimento em todas as áreas e hoje estamos aqui, os profissionais de arte, nesse momento importante de interação e fortalecimento da prática pedagógica, melhorando suas propostas de trabalho nas unidades educacionais e quem ganha são os estudantes com um ensino de qualidade”, destacou Débora Marques Vilar.

A palestrante Magda Pucci salientou ser fundamental que os professores tenham conhecimento, acesso e uma iniciação sobre a presença e multiplicidade de povos indígenas no Brasil e em Mato Grosso onde existem cerca de 19 povos indígenas. A pesquisadora falou sobre o Parque do Xingu, um dos lugares que considera como um dos mais lindos do país, com uma cultura indígena muito bem preservada e citou o Kuarup, um ritual fúnebre sagrado realizado pelos povos indígenas do Alto Xingu e o Jauari, uma festa de guerra do povo Kalapalo, ente outros.

“Há uma grande dificuldade em incluir esses repertório e conteúdo na sala de aula. Não é só acolher a criança indígena, mas trabalhar artisticamente, historicamente, contextualmente esses vários universos. São 305 povos, mais de 250 línguas em todo o país, imagina essa diversidade. Infelizmente na nossa formação não tivemos isso então, acho importante como professores e educadores, que possamos buscar esse conhecimento. Espero que essa oficina seja um estimulo para os profissionais”, disse Magda Pucci.

A oficina contou com a participação de estudantes da orquestra de flautas da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Tereza Arcos Krause. O evento foi realizado no último dia 21.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora