A Polícia Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos , informou nesta terça-feira (12) que o fugitivo brasileiro, Danilo Cavalcante , teria trocado tiros com moradores. Segundo as autoridades, ele não deve estar ferido. Na noite da última segunda-feira (11), o foragido foi avistado por moradores, e, segundo os jornais estadunidenses, estaria portando um rifle .
Para a CNN Internacional , o tenente-coronel George Bivens afirmou que não existe nenhum vestígio de sangue de Cavalcante ou evidenciais no local de buscas que indiquem que ele tenha sido ferido na troca de tiros.
Bives ainda afirma que Cavalcante teria conseguido roubar o rifle da garagem de uma casa, local onde passava na noite da última segunda-feira. A residência está a cerca de 32 quilômetros de distância da prisão em que está foragido.
Danilo Cavalcante foi condenado a prisão perpétua por matar a ex-namorada Deborah, de 34 anos, a facadas. O caso aconteceu em abril de 2021, e a condenação veio no dia 22 de agosto. O crime aconteceu na cidade de Phoenixville, no estado da Pensilvânia. A promotoria afirmou que ele matou a ex-namorada na frente dos filhos, de 4 e 7 anos.
As buscas se estendem por cerca de 13 dias. Na coletiva de imprensa, as autoridades acreditam que ele esteja no perímetro de buscas, e que deverá ser presos “o quanto antes”. As autoridades pedem que os moradores encontrem abrigos seguros e não exitem de chamar os serviços de emergência, caso tenham informações sobre o paradeiro do foragido.
Outras informações dadas pelo tenente-coronel são que foram encontradas pegadas “idênticas” aos sapatos usados por Cavalcante e que ele não está seguindo um caminho linear na fuga, com ele inicialmente se dirigindo para o sul, mas alterando a rota e indo para o norte.
Atualmente, a recompensa oferecida pelas autoridades da Pensilvânia para a entrega de Cavalcante está em US$ 25 mil (R$ 123 mil) . O nome de Danilo ainda foi posto na lista de procurados pela Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal).
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.