Na noite de ontem (10), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou a Operação Independência 2023 que iniciou na quinta-feira (07). As fiscalizações em todas as rodovias federais do país foram intensificadas com o objetivo de garantir a segurança viária e combater a criminalidade.
Em Mato Grosso, durante os quatro dias de operação, foram registrados 20 acidentes, com 12 pessoas feridas e nenhum óbito.
No total, 4.429 pessoas e 3.659 veículos foram fiscalizados. Desses, 1.869 testes de alcoolemia foram realizados e 10 pessoas foram presas por dirigir sob influência de álcool.
96 condutores ou passageiros estavam sem o cinto de segurança, além de 17 ocasiões em que crianças não utilizavam adequadamente um dispositivo de retenção, como a cadeirinha. 81 veículos foram recolhidos por apresentar irregularidades.
Foram registrados 896 imagens com radar de velocidade em 38:36h de operação. O equipamento realiza um registro fotográfico do veículo ao ser identificado o excesso de velocidade.
Ainda, foram registradas 192 ultrapassagens irregulares durante o feriado. Esse tipo de ultrapassagem é responsável pela maioria dos acidentes do tipo colisão frontal, onde o motorista não consegue efetuar em tempo a manobra de ultrapassagem ou força a ultrapassagem, colidindo frontalmente com o veículo que está trafegando no sentido contrário.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.