A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou a 4ª Cavalgada Amigos de Diamantino que contou com a participação de 202 cavalos, e seus respectivos cavaleiros e amazonas. O encontro aconteceu no domingo (10.09) e faz parte da programação dos 295 anos de Diamantino.
A cavalgada teve saída da secretaria da Assistência Social, Trabalho e Cidadania e chegada no Parque de Exposição Serafim Adalberto Ticianeli com passagem em frente a Igreja Matriz Imaculada Conceição, onde os cavalos foram abençoados. Durante o trajeto, que durou cerca de 2h, os peões e peoas puderam apreciar um pouco mais da cidade e seus pontos turísticos.
O secretário Municipal de Agricultura, Edson da Silva (Giripoca), falou com alegria da realização de mais uma cavalgada em Diamantino.
“Essa é uma cavalgada que com certeza vai ficar na história de Diamantino. Estamos muito felizes em realizar mais um ano essa tradição tão bonita que é a cavalgada, notamos nos rostos de cada um aqui presente a animação em participar deste momento. Agradeço aos parceiros que contribuíram para essa ação pudessem acontecer.”
A moradora de Diamantino do Bairro Jardim Alvorada, Thais Reuse, participou pela primeira vez da cavalgada e contou com animação como foi a experiência. Ela ainda comentou sobre a importância de manter a cultura para as novas gerações.
“Eu vim acompanhar a cavalgada com minha família e embora eu desde pequena tenho contato com fazenda e animais, essa é a primeira vez que eu participo em Diamantino de uma cavalgada. Esse é um evento que espero que não perca a tradição, esse é um momento que fortalece e mantém a nossa cultura viva. Parabéns a todos pela organização.”
Durante todo o trajeto foi disponibilizado em pontos estratégicos água para os cavalos, assim como para os respectivos cavaleiros e amazonas. Além de todo o percurso ser acompanhado por profissionais da saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
Os cavalos foram abençoados.
Representando o Prefeito de Diamantino, o secretário Municipal de Administração, Edvaldo Carnaúba, destacou a importância da cavalgada que é uma tradição cultural.
“A cavalgada tem toda uma história e é uma manifestação cultural. Em Diamantino foi um momento bonito e inesquecível ver todos participando. Os animais passaram por exames para poder fazer o percurso da cavalgada.”
Para que os cavalos pudessem participar foi obrigatório por parte dos cavaleiros e amazonas a apresentação do exame de sangue AiE do cavalo, o comprovante de vacina de Influenza e a permissão de transporte de equinos (GTA).
João Miguel, de 6 anos, participou da cavalgada com seu cavalo Pepinho e falou com muito entusiasmo sobre o evento. “Essa cavalgada está muito linda, eu estou muito contente em participar com meu cavalo Pepinho e foi a minha mãe quem me trouxe para cavalgada.”
Ao chegar no destino final da cavalgada, os peões e peoas ficaram com um delicioso almoço e muita música ao vivo que foi realizada pelos apoiadores.
Também prestigiaram o evento a rainha AgroDiamantino, Manuela Samara, a 1ª Princesa da AgroDiamantino, Julyanny Thalita e a 2ª Princesa Nayara Nascimento. Além da presença da rainha e princesas do Alto Paraguai.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT