Connect with us

MATO GROSSO

Inscrições para Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação são prorrogadas até 22 de setembro

Publicado

em

O prazo de inscrições da XV Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Mecti) foi prorrogado até o dia 22 de setembro. O evento é destinado aos estudantes da rede pública e privada, com o objetivo incentivar o desenvolvimento da pesquisa científica nas escolas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente na plataforma da Mostra, clicando aqui.

Ao todo, 80 projetos serão selecionados para serem apresentados entre os dias 16 e 18 de outubro, de forma presencial, na Faculdade de Tecnologia do Senai-MT (FATEC) e também online. Do total, 30 projetos de estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e médio e alunos do ensino técnico e profissionalizante serão classificados como finalistas.

Organizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), a Mostra irá premiar os melhores trabalhos apresentados nas categorias estabelecidas em edital. Entre os prêmios está a indicação para participação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), organizada pela Universidade de São Paulo (USP).

Além disso, cada aluno da equipe que tiver a melhor pontuação (1º lugar) receberá um Smartphone. Outros 20 projetos serão premiados com 20 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) ofertadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), com duração de até 12 meses.

Para participar da seleção, os estudantes de instituições públicas e privadas deverão inscrever um trabalho voltado para a superação das desigualdades regionais. Cada projeto deve contar com a indicação de um aluno e um professor orientador.

A superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Lecticia Figueiredo, explicou as razões para a prorrogação e deu destaque à importância da participação dos professores orientadores, que poderão receber certificados de participação dos projetos selecionados como finalistas.

“Estamos estendendo o prazo da 15ª MECTI devido à nossa expectativa de ampliar o número de cidades, participantes, estudantes, e professores, que possam envolver seus alunos em projetos de iniciação científica, para que possamos alcançar cada vez mais mais municípios do estado. Contamos com a ajuda dos professores para desenvolver desde a escola esse olhar para a pesquisa científica e de inovação”, reforçou Lecticia.

Os interessados devem ler a íntegra do edital e se atentar para a utilização dos modelos de apresentação e escrita do resumo do trabalho. Para a inscrição, é imprescindível apresentar todas as informações solicitadas no formulário online. Para acessar, clique aqui.

Em sua 15ª edição, a Mostra conta ainda com a realização do Governo Federal, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). Já os apoios são da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Instituto Farmun.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora