O tradicional desfile cívico militar do Dia da Independência do Brasil, nesta quinta-feira (07.09), será realizado na Avenida Getúlio Vargas, entre o Liceu Cuiabano e a Praça Santos Dumont, em Cuiabá, a partir das 7 horas.
Vão participar do desfile agentes do Exército, Marinha, Polícia Rodoviária Federal, Aeronáutica, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Municipal de Várzea Grande, além de 700 alunos de nove escolas da rede estadual, sendo três escolas militares, e mais 700 alunos de outras instituições de ensino.
O ponto de concentração para os grupos que irão desfilar será no cruzamento da Rua Cândido Mariano com a Avenida Presidente Marques. Todo o entorno da região do desfile será isolado para garantir a segurança dos participantes e do público.
Ordem dos grupos para o desfile: Exército Marinha PRF Aeronáutica DTCEA POLÍCIA MILITAR BOMBEIROS PJC GMVG Escola Militar Tiradentes – 300 alunos Escola Militar Dom Pedro II Presidente Médici – 90 alunos Escola Estadual Militar Tiradentes Tenente Coronel PM Louirson Rodrigues Benevides – 60 alunos Liceu Cuiabano – 50 alunos Escola Estadual Alina do Nascimento Tocantins – 47 alunos Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes – 18 alunos Escola Estadual Prof. José Mendes Martins – 60 alunos Escola Estadual Mariana Luiza Moreira – 30 alunos Escola Estadual André Avelino – 45 alunos Movimento voluntariado – Grupo Escoteiro Philippe Landes – 60 alunos Igreja Adventista (Desbravadores Marechal Rondon) – 75 alunos Escola Preparatória para Concursos Públicos Militares – 150 alunos IFMT Campus São Vicente – 66 alunos UFMT (Grupo Escoteiro UNISELVA) – 150 alunos Rede Assembleia (Umadecre) – 200 alunos
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.